His Dark Materials/HBO/Reprodução

San Diego Comic Con

Lista

His Dark Materials | Entenda a história da nova série da HBO

Produção ganhou primeiro trailer completo hoje (18)

18.07.2019, às 22H41.

A HBO divulgou hoje (18), na San Diego Comic-Con, o primeiro trailer de His Dark Materials, a nova série de Fronteiras do Universo. A história é baseada em uma trilogia de livros, composta por A Bússola de Ouro, A Faca Sutil e A Luneta Âmbar, escrita por Philip Pullman.

O primeiro trailer completo indica que a temporada inicial, com oito episódios, mostrará os eventos do primeiro livro, que já foi adaptado aos cinemas em 2007. Confira abaixo os principais detalhes da história:

James McAvoy em busca da verdade

O trailer começa com um discurso de Lord Asriel, personagem de James McAvoy e tio da jovem protagonista. Ele diz que uma guerra está prestes a começar com o Magistério, a instituição religiosa que exerce poder naquele mundo. Para ele, a organização quer manter todos na ignorância a respeito do Pó, uma substância proibida de ser citada.

Asriel quer saber mais sobre o Pó e por isso viaja para o Norte, deixando sua sobrinha Lyra Belacqua (Dafne Keen) na Faculdade Jordan. Nas primeiras cenas também fica claro que o Magistério não está satisfeito com as ações de Asriel e o está espionando ativamente.

Os interesses da Sra. Coulter

Logo em seguida o trailer apresenta a Sra. Coulter, interpretada por Ruth Wilson. Ela fica responsável por tomar conta de Lyra na ausência de Asriel e torna a menina sua assistente.

Em paralelo, o Mestre da faculdade entrega Lyra um “aletiômetro”, uma bússola que mede a verdade e faz Lyra saber coisas importantes. Exatamente por mostrar a verdade, a peça foi proibida, a menos que o Magistério aprove seu uso. Lyra percebe que tem algo errado com a Sra. Coulter quando ela ataca seu daemon ao saber do artefato.

Daemon e sua relação com os humanos

Também é importante pontuar que, no universo de Fronteiras do Universo, as almas das pessoas ficam dentro dos Daemons, seres na forma de animais que sempre estão perto de quem pertecem. Quando a pessoa ainda é criança ou está desenvolvendo sua personalidade, seu Daemon muda de forma. Conforme a pessoa cresce, o animal assume uma forma única, muitas vezes replicando partes de sua personalidade.

A ligação entre um Daemon e sua pessoa é extremamente forte. Em uma das cenas, inclusive, o Daemon da Sra. Coulter ataca o Deamon de Lyra, e a garota se revira no chão porque sente a mesma dor.

O sumiço de crianças

Enquanto tudo isso acontece, crianças começam a sumir , possivelmente passando por experimentos que envolvem seus daemons. Com medo após ser atacada, Lyra foge da Sra. Coulter e descobre que alguns de seus amigos também sumiram. Ela embarca em uma jornada para ajudar os jovens, e é nesse caminho que conhece o aventureiro Lee Scoresby (Lin-Manuel Miranda) e o urso gigante Iorek Byrnison.

As analogias

Além de ter uma história interessante, a saga Fronteiras do Universo chamou a atenção por ter várias analogias cristãs, que incomodaram muita pessoas ao longo das décadas. O próprio Magistério representa o que seria uma religião extremista que pretende manter as pessoas na ignorância. Já o Pó simboliza a perda da inocência das crianças, já que a instituição faz de tudo para que elas não tenham contato com isso. O livro trata de ações ainda mais violentas, como quando há o desejo de separar os daemons das crianças, para que elas permaneçam inocentes, nem que isso custe as suas almas.

Enquanto tais temas foram mostrados rapidamente no filme de 2007, a expectativa é que os oito episódios da série da HBO explorem melhor todos esses pontos colocados pelo autor.