Música

Lista

Dançando na quarentena: aprenda as melhores coreografias de filmes e séries

Isolamento é o momento ideal para relembrar os momentos dançantes da cultura pop

07.04.2020, às 11H26.

Enquanto muitos usam o isolamento para tentar descansar a mente, ainda mais com tanta coisa acontecendo no mundo, muita gente ficou inquieto com a falta de exercício na quarentena. Como sabemos que treinamentos intensivos não são para qualquer um, montamos uma lista que pode ajudar quem quer sair do sofá sem ter que desligar a telinha, uma das melhores aliadas do momento. 

Reunimos abaixo 11 momentos de filmes e séries com coreografias incríveis para incentivar a dança na quarentena, principalmente para quem é iniciante. Evitamos filmes musicais, já que as danças tendem a ser mais profissionais, e focamos mais nos movimentos que podem ser replicados por quem não tem nenhum treinamento. Confira:

"You Never Can Tell" de Pulp Fiction

Quando se fala de coreografias memoráveis de filmes que não são musicais, uma das primeiras que vem à mente é da clássica cena de Pulp Fiction: Tempo de Violência, em que Uma Thurman dança com John Travolta. Ao som de “You Never Can Tell”, de Chuck Berry, os dois personagens do filme de Quentin Tarantino fazem movimentos que se tornaram icônicos, mas não são nada difíceis de serem replicados.

"O número" de Monica e Ross em Friends

Já nas telinhas, fãs de Friends nunca esqueceriam do número feito por Ross e Monica no 10º episódio da 6ª temporada. A coreografia é um pouco mais complexa e exige um parceiro, mas seus movimentos são tão toscos que não é difícil copiar. As únicas dificuldades estão no último movimento, em que é preciso carregar o seu parceiro, e segurar as risadas.

"The Time Warp" de The Rocky Horror Show

Existem inúmeros musicais do cinema que poderiam entrar na lista, mas considerando as indicações para níveis iniciantes, “The Time Warp”, de Rocky Horror Picture Show, talvez seja o mais apropriado. Além de ser super divertida, a coreografia é literalmente explicada passo a passo, o que sempre ajuda. Como há algumas partes sem dança durante o momento no filme, há quem prefira também usar a versão de Glee, que é recheada de coreografia.

A volta do Backstreet Boys em É o Fim (cuidado com spoilers)

Não se pode negar que Backstreet Boys eram os reis da coreografia no fim dos anos 90 e começo dos 2000, e toda sua glória pode ser revista na cena final de É o Fim, por isso mesmo deixamos o aviso de spoilers. A dança é mais complexa e requer um nível um pouco mais avançado de habilidades, mas seus movimentos são tão divertidos que vale a pena tentar. 

A dança ousada de "Jingle Bell Rock" em Meninas Malvadas

A dança de "Jingle Bell Rock" de Meninas Malvadas também é uma opção, principalmente para quem está passando a quarentena com mais pessoas. Como a coreografia natalina é um pouco mais ousada do que o tradicional, é recomendado tentar com amigos ao invés de membros da família, mas cada um, cada um. 

"I Will Survive" do That 70's Show

A cena em que Fez dança "I Will Survive" em That 70's Show é uma ótima pedida também, não só porque é impossível desgostar do hit de Gloria Gaynor, como a coreografia é feita na medida. Ela tem todos os movimentos icônicos do fim dos anos 70 e começo dos anos 80 e o jeito que o personagem dança não é nada difícil de reproduzir. 

O momento "Thriller" de De Repente 30

A cena em que Jennifer Garner faz todo mundo dançar "Thriller" em De Repente 30 é uma das melhores dicas para quem quer aprender uma das coreografias mais icônicas da música. A sequência é perfeita porque além de trazer os movimentos certinhos, é muito mais fácil imitar Garner e Mark Ruffalo do que o próprio Michael Jackson

A dança de Carlton, de Um Maluco no Pedaço

Ok, a oitava dança da nossa lista não é exatamente uma coreografia, mas é certamente um dos movimentos mais famosos da cultura pop. A dança do Carlton de Um Maluco no Pedaço, criada pelo ator Alfonso Ribeiro, não exige grande memória ou uma sequência determinada de diversos movimentos, mas é uma dança específica que serve basicamente para qualquer música. Mesmo assim, ela é mais difícil do que parece de ser replicada, e serve como um bom treino para quem está progredindo. 

A cena da balada de Boogie Nights: Prazer Sem Limites

Se você avançou no treinamento, talvez esteja pronto para replicar a coreografia de Boogie Nights: Prazer Sem Limites. No filme de Paul Thomas Anderson, Mark Wahlberg exibe suas habilidades na pista de dança ao som de "Machine Gun", do The Commodores, em uma coreografia bem clássica. Os movimentos não são tão difíceis, mas o desafio é decorar cada passo da dança completa. 

"Jai Ho" de Quem Quer Ser um Milionário?

Se você quiser tentar movimentos mais diferentes do usual, a cena final de Quem Quer Ser um Milionário? é uma boa pedida. Em uma cena totalmente Bollywood, o diretor Danny Boyle colocou seus protagonistas para dançar uma coreografia divertida e longa, que é ainda melhor de ser reproduzida se você tiver um parceiro para dançar junto. 

"We're All In This Together" de High School Musical

Se você chegou até aqui e já perdeu toda a vergonha, por que não tentar uma das coreografias mais memoráveis de High School Musical? "We're All In This Together", além de ter um espírito divertido (e um passo a passo fácil de acompanhar feito pelo elenco), também ajuda pela sua mensagem, e a gente pode fingir que está todo mundo dançando junto. Mas cada um na sua sala.