Filmes

Lista

Maratona do isolamento: 10 filmes que se passam inteiramente dentro de casa

Deus da Carnificina, Festim Diabólico e mais

08.04.2020, às 16H14.
Atualizada em 09.04.2020, ÀS 12H42

Nestes tempos de isolamento, filmes e séries se tornam alguns de nossos maiores aliados dentro de casa. E para quem gosta de ver filmes que refletem sua realidade, pelo menos em algum nível, não falta no cinema filmes que se passam exclusivamente dentro de uma residência. 

Enquanto este recurso é usado diversas vezes no gênero de terror - que adora aprisionar pessoas dentro de casa - também existem dramas e comédias que se aproveitam da aflição e tensão que cresce a partir do momento que você enclausura seus protagonistas. Por isso, listamos abaixo alguns dos melhores filmes que se passam (quase) exclusivamente dentro de uma residência:

Uma Noite de Crime

Antes da franquia de Uma Noite de Crime virar quase um universo cinematográfico, o primeiro filme, lançado em 2013, era uma produção muito mais minimalista. Lançando a premissa da permissão legal de qualquer crime por uma noite ao ano, o filme mostra o enclausuramento da rica família Sandin, tentando sobreviver a noite trancados em casa. Tirando menos de 10 primeiros minutos iniciais, Uma Noite de Crime se passa inteiramente dentro da residência da família. 

Onde assistir? Disponível em streaming na Netflix, Prime Video e Telecine Play.

Janela Indiscreta

Janela Indiscreta é um dos filmes mais memoráveis neste quesito, mas ele é também um dos mais intrigantes. No filme de Hitchcock de 1954, a câmera não se limita apenas ao apartamento de Jeff, personagem de James Stewart, mas tudo que é filmado do lado de fora é visto pelo ponto de vista do próprio. Usando seu binóculo, Jeff espia a vida dos vizinhos e fica convencido que um deles cometeu um assassinato, e passa a investigar a vida alheia com ajuda de seu amigo e sua namorada. Enquanto eles saem do apartamento, a câmera vê apenas o que Jeff acompanha com o olhar, fazendo com que Janela Indiscreta nunca realmente saia de casa. 

Onde assistir? Disponível para comprar/alugar no iTunesGoogle PlayClaro Video e Looke.

Os Outros

O filme de terror de 2001, com Nicole Kidman, Os Outros também se passa inteiramente em casa, mas neste caso, é uma propriedade gigante. No longa, Kidman interpreta a mãe de duas crianças que sofrem de fotossensibilidade, e por isso vivem trancadas em casa. Existe apenas uma cena em que a protagonista sai de casa, mas ela caminha poucos passos no bosque na frente da propriedade, por poucos minutos. 

Onde assistir? Disponível para streaming no Prime Video e para comprar/alugar no iTunes.

Os Sete Suspeitos

Como um longa baseado no jogo de tabuleiro Detetive, Os Sete Suspeitos também não poderia sair dos confinamentos da enorme propriedade na Nova Inglaterra. No longa, seis convidados aparecem para o jantar, mas quando o anfitrião é assassinado, eles começam a investigar o crime com ajuda dos funcionários da mansão. Apesar da temática que poderia resultar em um filme amedrontador, Os Sete Suspeitos é uma comédia de mistério, que tem diferentes finais. Na época de seu lançamento, em 1985, o público do cinema assistia apenas um deles, enquanto os outros foram disponibilizados no formato físico. 

Onde assistir? Disponível para comprar/alugar no iTunes Google Play.

Hush: A Morte Ouve

Em uma premissa similar a diversos filmes de suspense por aí, Hush: A Morte Ouve, se passa inteiramente dentro de uma casa onde um psicopata perturba uma protagonista prolongando o inevitável confronto final. No caso do filme de Mike Flanagan, a personagem principal, interpretada por Kate Siegel, é uma surda-muda, o que torna o suspense ainda mais aflitivo. Hush: A Morte Ouve também não sai da propriedade da protagonista.

Onde assistir? Disponível para streaming na Netflix.

Casamento Sangrento

Casamento Sangrento é um dos casos que apesar de se encaixar no gênero de terror, gera muito mais risadas do que sustos (apesar de ter uma quantidade considerável de sangue). A comédia de terror com Samara Weaving conta a história de uma noiva que precisa sobreviver a um jogo de esconde-esconde mortal como parte de iniciação para entrar em sua nova família. Casamento Sangrento tem menos de 5 minutos que se passa fora da propriedade.

Onde assistir? Disponível para comprar/alugar no iTunesGoogle PlayMicrosoft Store e Looke.

O Quarto do Pânico

O Quarto do Pânico é um dos exemplos bem tradicionais de filmes de terror em que personagens ficam enclausuradas por causa de uma ameaça. No caso do longa de David Fincher, que traz Jodie Foster e Kristen Stewart, mãe e filha se mudam para uma nova casa que é invadida logo na primeira noite. As duas se trancam em um quarto do pânico, totalmente seguro, mas é exatamente ali que está o que os assaltantes vieram buscar. Com exceção da primeira e da última cena do longa, o filme inteiro se passa dentro da casa. 

Onde assistir? Disponível para streaming no Claro Video, Telecine Play e Globo Play e para comprar/alugar no iTunes e Google Play.

Mãe!

Conhecido por filmes perturbadores, Darren Aronofsky traduziu um sentimento de claustrofobia muito bem com o filme Mãe!, de 2017. No longa, que mistura elementos de mistério, drama e terror, os personagens de Javier Bardem e Jennifer Lawrence vivem em uma paz tranquila dentro de casa até que convidados estranhos começam a aparecer. O filme, que tem diversas intepretações, se passa totalmente dentro de casa.

Onde assistir? Disponível para comprar/alugar no iTunes, Google PlayMicrosoft Store.

Festim Diabólico

Festim Diabólico, thriller psicológico de Alfred Hitchcock, é um dos seus filmes mais interessantes e experimentais. O longa é um pseudo plano-sequência, filmado para parecer que não há cortes, e se passa inteiramente dentro do apartamento de dois amigos que querem provar ter cometido o crime perfeito (recebendo convidados para jantar logo após ter assassinado um conhecido). Festim Diabólico só tem seus créditos iniciais olhando para fora da janela, mas mesmo assim é apenas a vista; ele se passa absolutamente inteiro dentro do apartamento. 

Onde assistir? Disponível para comprar/alugar no iTunes, Claro Video e Looke.

Deus da Carnificina

Adaptação de uma peça francesa, Deus da Carnificina, de 2011, é uma comédia sombria sobre dois casais que buscam a resolução de uma briga entre seus filhos mas entram em conflitos muito maiores, em um encontro que parece não ter fim. No longa, os personagens de Kate Winslet, Christoph Waltz, Jodie Foster e John C. Reilly encontram-se em um apartamento e entre diversas discussões tentam estabelecer um fim à conversa, mas nunca realmente conseguem. O resultado é um filme que se passa totalmente dentro do apartamento, e se aproveita muito bem do absurdo claustrofóbico no qual os personagens se encontram, intensificando o clima cada vez mais.

Onde assistir? Disponível para streaming no Prime Video e Globo Play.