HQ/Livros

Notícia

Yoshito Usui, criador de Shin-Chan, é encontrado morto no Japão

Mangaká fazia caminhada e evidências dizem que sofreu um acidente fatal

21.09.2009, às 13H00.
Atualizada em 02.11.2016, ÀS 10H02

Yoshito Usui, o quadrinista conhecido internacionalmente pelo mangá e desenho animado Shin-Chan, foi encontrado morto na cidade de Kasukabe, Japão, no último sábado, dia 19.

Shin Chan

None

A morte foi provavelmente acidental. Usui estava desaparecido desde o dia 11 de setembro, quando avisou a família que iria sair para uma caminhada e não retornou. Ele costumava passear pela região montanhosa próxima à sua casa. Um amigo da família localizou o corpo oito dias depois, em um área de difícil acesso. Estima-se que Usui caiu de uma altura de aproximadamente 100 metros.

Usui criou Shin-Chan em 1990 para a revista Manga Action. Dois anos depois, sua criação já virava série animada para a TV - e continua até hoje, tendo ultrapassado 800 episódios. O garoto travesso Shin-Chan é considerado o Bart Simpson japonês.

A TV Asahi, que produz a animação, já disse que ainda vai decidir se a série continuará após a morte do criador. Já a Manga Town Magazine, que publica os quadrinhos atualmente, diz que tem material inédito de Usui para publicar até dezembro deste ano - sua última reunião com os editores havia acontecido quatro dias antes do desaparecimento.