HQ/Livros

Notícia

Viúva do criador de Super-Homem ataca Homens do Amanhã e outros rumores sobre o marido

Viúva do criador de Super-Homem ataca Homens do Amanhã e outros rumores sobre o marido

29.05.2006, às 00H00.
Atualizada em 13.03.2017, ÀS 11H03

Joanne Siegel, viúva de Jerry Siegel (194-1996), um dos criadores do Super-Homem, divulgou uma carta aberta à imprensa especializada (leia) contestando fatos sobre a vida de seu marido e de sua família que vieram à tona recentemente. Siegel afirma que parte das histórias contadas por Gerard Jones em Homens do Amanhã - livro publicado há pouco no Brasil - são falsas e baseiam-se em deturpações feitas principalmente pela primeira esposa de Jerry, Bella.

A viúva já havia contestado o livro de Jones, mas o assunto ressurgiu com a divulgação da morte do primeiro filho de Jerry Siegel, Michael, em janeiro deste ano. O falecimento de Michael, aos 61 anos, tinha passado despercebido até ser noticiado este mês pelo jornalista Michael San Giacomo, colaborador do site Newsarama.

Um pouco de história: Jerry Siegel e Joe Shuster, dois residentes de Cleveland, criaram o Super-Homem em 1938. Apesar do sucesso e de algum retorno financeiro inicial, os dois aos poucos foram sendo escorraçados da National Comics (futura DC Comics) e passaram o resto da vida em más condições econômicas.

Jerry casou-se com Bella em 1939, e eles tiveram Michael em 1944. Eles divorciaram-se em 1948, quando Jerry reencontrou Joanne - a qual, muitos anos antes, tivera sido a modelo para Lois Lane. E é aí que começam as divergências.

Michael Siegel tinha sido procurado por Gerard Jones para depoimentos para Homens do Amanhã, mas sempre recusou-se a falar. Após a primeira edição do livro, porém, foi atrás de Siegel para corrigir alguns pontos da história. Na segunda edição do livro, Jones resolveu adicionar algumas das novas informações: Michael dizia que seu pai fora totalmente ausente após o divórcio, que não pagava pensão e que nunca mencionava sua antiga família em entrevistas. Guiado por sua mãe - com quem viveu até a morte desta, em 2002 -, falava ainda que o pai gastava dinheiro com prostitutas e que só conhecera Joanne na década de 40, apagando a história de modelo para Lois Lane.

Na recente carta à imprensa, Joanne Siegel ataca Gerard Jones e, principalmente, Bella Siegel. Diz que Jones exagerou alguns depoimentos de Michael - e que este possuía memórias manipuladas pela mãe, que viveu amargurada com Jerry e com o divórcio até a morte. Joanne diz ter provas de que seu marido pagava pensão alimentícia, de que ele visitava Michael (mas era impedido de contatos prolongados porque Bella não os permitia) e de que, inclusive, Jerry comprara uma casa para sua antiga família, fazendo de tudo para sustentá-la mesmo quando estava perto da miséria total. A viúva ainda afirma que conheceu Jerry quando posou para seu amigo Joe Shuster como modelo para Lois Lane, em 1935 - e que esta e outras histórias serão contadas em seu próprio livro, ainda sendo escrito.

De um terceiro ponto de vista, o jornalista Mike San Giacomo, de Cleveland, afirma que não há coisa mais fácil do que achar uma senhora na cidade que diga ter sido inspiração para Lois Lane...

O assunto fica mais complicado com outras partes entrando na história: Brad Ricca, um professor universitário de Cleveland, está escrevendo um livro e produzindo um documentário sobre os Siegel, Super-Homem e Cleveland. Veja o trailer aqui.

Com Homens do Amanhã nas livrarias, um novo pesquisador vasculhando a vida do criador do Super-Homem, um livro de Joanne Siegel prestes a sair e uma batalha judicial pelos direitos sobre o herói em pleno curso, este ano parece movimentado para os bastidores do homem-de-aço, não? Não é por acaso. Superman: O Retorno vai reinaugurar a franquia cinematográfica do herói quase septuagenário, o que significa muuuuuiiiiita grana circulando em torno da propriedade da DC Comics. Agora é esperar pra ver se a discussão vai chegar à grande mídia junto ao lançamento do filme.















Compre aqui Homens do Amanhã