|
Lobo Solitário |
A vendas de gibis japoneses nos Estados Unidos - principalmente de encadernações em livrarias, um mercado ainda pouco explorado no Brasil dispararam nos últimos anos!
As principais editoras do ramo acusaram enormes ganhos. A TokyoPop, responsável por Sailor Moon e Sakur, dobrou suas vendas, tal qual a Dark Horse que edita Lobo Solitário e Akira. A Viz Comics, detentora das as séries com os desenhos animados mais populares nos Estados Unidos, DragonBall e Pokemon TRIPLICOU suas cifras!
Esse desempenho tem induzido as companhias a lançarem encadernações mais baratas (10 dólares está se tornando o preço habitual em todas, menos a Viz) e a serializar mangás diretamente nestas encadernações, ao invés de editá-los anteriormente como revistas para depois encaderná-los.
A tendência faz coro com o que se passou na Europa, onde os mangás também são incrivelmente populares, mais até que muitas das HQs locais.
No Brasil, ao contrário dos Estados Unidos e de maior parte da Europa, os mangás ainda são predominantemente vendidos em bancas, via de regra, em edições com metade do número de páginas das encadernações japonesas. Tal estrutura é similar à adotada na Itália por editoras como a Panini, que recentemente começou a publicar HQs no Brasil.
Também começou a surgir nos Estados Unidos a tendência de se publicar essas HQs no seu sentido de leitura original (da direita para a esquerda). O Brasil, ao contrário da maioria dos paises ocidentais, adota quase exclusivamente este sentido de leitura, que os americanos relutam em utilizar.