HQ/Livros

Notícia

Titeuf | Grande sucesso das HQs na França começa a sair no Brasil

Criação do suíço Zep tem tiragens milionárias na Europa

17.06.2012, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 14H41

Há 20 anos, um loirinho que fala errado e é cheio de perguntas sobre sexo, mesmo que ainda nem saiba falar direito, disputa com Tintim, Asterix e companhia as grandes vendas nos quadrinhos europeus. Titeuf, criação do suíço Zep, está enfim chegando ao Brasil.

O personagem já apareceu aqui no infantil Aparalho Sexual e Cia. (da Companhia das Letras, em 2007), mas agora chega propriamente com seus álbuns. A editora Vergara & Riba está lançando nas livrarias Deus, o Sexo e Os Suspensórios e O Amor é Nojento, as duas compilações que lançaram o personagem. O primeiro, originalmente em preto e branco, agora sai por aqui na mesma versão colorida editada há pouco tempo na França.

As histórias são decididamente voltadas para o público infantil, apesar de tratar de temas como sexo, AIDS e aborto. Sem criar polêmica, a série já vendeu 20 milhões de exemplares na Europa, tem tiragens iniciais na faixa dos 2 milhões, virou desenho animado e videogame, e já rendeu até o Grand Prix do Festival de Angoulême a Zep, em 2004 - confira nossa cobertura da carreira do autor na época.

Os dois álbuns coloridos têm 52 páginas cada e custam R$ 34,90.

Leia mais sobre Titeuf

titeuf