Como comentamos no mês passado, a tira Macanudo, do cartunista argentino Liniers, começou a ser publicadas nesta segunda-feira pelo jornal Folha de S. Paulo. Ela sairá de segunda a sexta, substituindo Hagar, o Horrível.
Macanudo
Com apenas alguns personagens fixos, como os pinguins e a garora Enriqueta, que fazem rodízio também com personagens-de-uma-tira-só, Macanudo ("supimpa", na gíria argentina) faz pequenas observações cômicas ou tocantes sobre o cotidiano. É publicada desde 2002 no jornal La Nacion, de Buenos Aires. No Brasil, é um fenômeno na Internet já há alguns anos.
Juan Lanusse, agente de Liniers, conversou rapidamente por e-mail com o Omelete: "Comecei a buscar um jeito para publicar Liniers na Folha na viagem que fizemos a São Paulo no ano passado. Com dois contatos, comecei a falar com gente do jornal e lhes enviei os livros. Tivemos a confirmação de que iam publicar há algumas semanas, e por sorte ela começa hoje. Estamos muito contentes".
As primeiras tiras na Folha serão as mesmas do álbum Macanudo, lançado pela Zarabatana no Brasil no ano passado. A editora adiantou que prepara um segundo álbum para lançamento até outubro. E mandou uma tirinha especial de Liniers para comemorar a chegada ao jornal brasileiro. Confira abaixo (é a primeira), ao lado de outras já conhecidas.