Obras literárias adaptadas para mangá não são novidade no Japão, onde uma parcela gigante da população lê quadrinhos.
Mas autores ingleses produzindo mangás que adaptam a obra de um dos pais da literatura inglesa, William Shakespeare, é certamente novidade.
A Self Made Hero, linha da editora Metro Media Ltd., dará início à coleção Manga Shakespeare em 2007. Com a popularidade dos quadrinhos japoneses no Reino Unido (e no resto do mundo), o plano da editora Emma Hayley é transformar Shakespeare em algo "legal" para o público em idade escolar.
Seguindo o estilo do Romeu+Julieta de Baz Luhrmann, os quadrinhos mexem com as peças originais. Romeu e Julieta, versão mangá, mostra os pombinhos como membros de clãs Yakuza rivais em Tóquio. Romeu é vocalista de uma banda de rock, Julieta é uma fashionista adolescente. O texto de Shakespeare, porém, é mantido, mesmo que reduzido.
As artistas Sonia Leong e Emma Vieceli, ambas britânicas, usarão todos os recursos da narrativa mangá, como as representações de velocidade, o pensamento dos personagens representado em imagem e outros, para as adaptações.
"Hamlet é ideal para mangá porque o Príncipe é o máximo dos personagens bishonen", diz Vieceli, referindo-se aos típicos mangás para garotas que mostram personagens masculinos conturbados e com traços andróginos.
Romeu e Julieta e Hamlet saem em janeiro de 2007. Para breve, estão planejadas adaptações de A Tempestade, Ricardo III e Othello.