HQ/Livros

Notícia

Santuário dos Ventos | George R.R. Martin e Lisa Tuttle se juntam para criar romance que combina fantasia e ficção científica

Livro, que até então era inédito no Brasil, é uma das obras mais cultuadas do autor

24.04.2018, às 14H00.
Atualizada em 29.04.2018, ÀS 18H04

George R.R. Martin, autor de As Crônicas de Gelo e Fogo, e Lisa Tuttle se juntaram para criar Santuário dos Ventos, obra que combina ficção científica e fantasia que chega ao país graças a LeYa. Publicado originalmente em 1982, a obra é uma das mais queridas dos fãs de Martin e ainda era inédita no país. Confira a capa:

Na trama, após um desastre espacial, os tripulantes de uma nave intergaláctica passam a habitar uma região que chamam de Santuário dos Ventos, um mundo de pequenas ilhas, de clima difícil e mares infestados por monstros. Composta de inúmeros arquipélagos, a comunicação entre os povos era praticamente impossível – até a descoberta de que, devido à baixa gravidade e à sua densa atmosfera, os humanos poderiam voar pelos mares com a ajuda de asas de metal.

Não por acaso, ninguém tem mais prestígio que os voadores, responsáveis por levar notícias para os mais diversos pontos do Santuário. Essas figuras deslumbrantes que cruzam os oceanos traiçoeiros, enfrentando ventos revoltosos e tempestades súbitas, formam também uma espécie de elite privilegiada, pois suas asas só podem ser passadas de forma hereditária.

É nesse cenário que a jovem Maris é criada por Russ, um voador, e tudo o que ela mais deseja é voar pelas correntes acima do Santuário dos Ventos. No entanto, a tradição afirma que as asas de Russ só podem ser passadas para seu filho legítimo. E, para os voadores, permitir que qualquer um se junte à sua sociedade é uma ideia que beira a heresia.

Inconformada, Maris recorrerá a tudo que estiver a seu alcance para conquistar as preciosas asas – abalando a sociedade em que vive e gerando uma série de novas questões morais entre os voadores e os “confinados à terra”. Afinal: quem merece ganhar os céus do Santuário dos Ventos? E até que ponto a benção se torna também uma maldição?