HQ/Livros

Notícia

The Private Eye | Brian K. Vaughan e Marcos Martín lançam HQ pague-quanto-quiser na web

Leitores decidem quanto pagam para ler o gibi

19.03.2013, às 13H11.
Atualizada em 20.12.2016, ÀS 01H04

O roteirista Brian K. Vaughan (Y: O Último Homem, Ex Machina, Saga, Lost) e o desenhista Marcos Martín (Demolidor, Homem-Aranha) lançaram hoje uma iniciativa sem precedente nas suas carreiras: o site The Panel Syndicate, onde vão publicar HQs digitais no modelo Radiohead/In Rainbows do "pague o quanto quiser".

the-private-eye

Ou seja, os leitores podem pagar via PayPal o que acharem que a leitura vale - até mesmo nada. E o teste acontece com uma nova criação de Vaughan, Martín e da colorista Muntsa Vicente, chamada The Private Eye.

A história se passa em 2076, depois que a internet parou de funcionar e todo mundo nos EUA tem identidade secreta. A trama detetivesca envolve um paparazzi que tenta descobrir segredos dos outros. Vaughan e Martín estimam que a série vai durar dez edições - financiadas de acordo com a boa vontade dos leitores.

"100% do que entrar vem diretamente para nossas patinhas gulosas, e ajuda a financiar o resto dessa história da qual temos grande orgulho", escrevem os dois na entrada do site. "Você pode digitar zero ali na caixinha, mas isso vai diminuir a chance da história chegar à conclusão. De qualquer forma, a gente jura que não vai ficar encarando você com cara de desapontado, que nem os funcionários de museu naqueles dias em que você decide o valor do ingresso".

Os autores também dão a entender que o site trará outras HQs de outros quadrinistas. Para acessar, clique aqui.