Este ano, o destaque do evento, que se estende até sábado 17 de julho, fica por conta das mais de três décadas da revista em quadrinhos Balão cuja primeira edição foi lançada em 1972 por alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP. Como parte das homenagens, será aberta hoje, às 20 horas, a exposição Balão três décadas & as HQs de vanguarda no Brasil, reunindo grande momentos da revista, bem como inúmeras HQs que povoaram a cena alternativa brasileira nos últimos trinta anos. A mostra fica cartaz até 7 de agosto. Na sexta-feira, 16 de junho, Laerte, Luiz Gê, Paulo Caruso e Xalberto participam de uma mesa redonda sobre a publicação da qual tomaram parte nos anos setenta.
Amanhã, acontece a pré-estréia de O Amigo da Onça, documentário de Dimas de Oliveira Júnior e Felipe Harazim a respeito da personagem de Péricles Maranhão, que ganhou fama nas páginas de O Cruzeiro. Em seguida, vinculando o evento aos 450 anos de São Paulo, Álvaro de Moya ministrará a palestra Panorama do quadrinho paulistano.
Em parceria com o Estúdio Art & Comics, a principal agência de artistas brasileiros que trabalham para editoras americanas, o evento oferecerá, na quinta-feira, uma tarde de avaliação de porfólios com o editor Joe Prado. No mesmo dia, o Prof. Roberto Elísio dos Santos, colaborador do Omelete, dará a palestra Quadrinhos Disney na atualidade. À noite Luke Ross, antigo desenhista do Homem-Aranha e atual ilustrador do Lanterna Verde, fala de sua experiência internacional. Em seguida, será a vez da conversa com Ivan Reis e Marcelo Campos, respectivamente os atuais desenhista e o arte-finalista de Action Comics, a mais antiga revista do Superman.
Na sexta-feira, antes do debate sobre a revista Balão, Allan Sieber, autor do desenho animado Deus é pai e diretor das cenas em animação de O homem que copiava, falará de suas obras nos quadrinhos e nas telas.
Sábado será inteiramente dedicado a palestras, mesas-redondas, exibição de filmes e realização de partidas de RPG e Heroclix.
Pela manhã, Fernando Lopes e Fabiano Denardin, respectivamente os editores da Panini para Marvel e DC Comics, farão apresentações editoriais enquanto José Aguiar, outro colaborador do Omelete, ministrará palestra sobre os super-heróis na TV e no cinema. O período se encerra com uma mesa-redonda com os três e o editor do Omelete Jotapê Martins, seguida da exibição do NOVO filme do Gralha, Gralha e Oil-Man - um encontro explosivo.
À tarde, haverá mesas-redondas sobre mangá, reunindo nomes como Marcelo Cassaro (Talismã), Rogério de Campos (Conrad), Arthur Garcia e Erica Awano, com o audiovisual Mangá - uma revisão histórica da Profa. Sonia Luyten. À noite, ocorre palestra O faroeste no cinema e nos quadrinhos de Primmagio Montovi e a mini-convenção Star Wars, organizada pela equipe Jedimania.
O MUNDO DOS QUADRINHOS
De 13 de julho a 17 de Julho, das 10h às 22h (exposição da revista Balão até 7 de agosto)
Senac São Paulo - Comunicação e Artes (R. Scipião, 67, Lapa, tel. 3866-2500)
entrada franca