HQ/Livros

Notícia

Neil Gaiman ganha importante prêmio da literatura infantil

O John Newbery Medal existe desde 1922

29.01.2009, às 00H00.
Atualizada em 31.12.2016, ÀS 17H06

O escritor britânico Neil Gaiman foi anunciado na segunda-feira como ganhador da John Newbery Medal, prêmio concedido anualmente a autores de destaque na literatura infantil. A premiação existe desde 1922 e é uma das mais prestigiadas no mercado literário.

Graveyard Book

O reconhecimento se deu por The Graveyard Book, livro que Gaiman lançou no ano passado sobre um garoto que, após ter seus pais assassinados, é criado pelos fantasmas de um cemitério.

O livro, além de sucesso de crítica, é também sucesso de vendas: está há 15 semanas na lista do jornal The New York Times de livros em prosa mais vendidos para o público infantil. Atualmente está na sétima posição. Além disso, seguindo os passos de Coraline, já está encomendado para o cinema.

Em seu blog, Gaiman conta seu estado de êxtase ao ser acordado de madrugada para receber a notícia do prêmio - e pensar "você está no viva voz com uns 14 professores e bibliotecários e pessoas inteligentes e legais desse tipo. Não comece a falar palavrões como quando você ganhou o Hugo".

Entrevistamos Gaiman semana passada - leia o bate-papo.