Neil Gaiman foi à China. E trouxe de volta um livro. É Monkey and Me: China and the Journey to the West, sua próxima publicação, que deve ser lançada no segundo semestre de 2009.
rei macaco
O autor, que publicou há pouco The Graveyard Book nos EUA, vinha comentando em seu blog as freqüentes viagens para a China - muitas delas incluindo jornadas a pé pelo interior do país. O motivo ele revelou agora ao blog Splash Page, da MTV: recriar a Jornada ao Oeste, a clássica fábula chinesa.
"Sempre que eu ia à China, uma das coisas sobre as quais todo chinês queria conversar comigo, quando percebiam que eu era um escritor, e que gostava de fantasia e coisas assim, era a Jornada ao Oeste, uma famosíssima história chinesa sobre um monge budista, acompanhado de um macaco, uma espécie de porco-monstro e uma coisa chamada Sandy (Sha Wùjìng), um ex-demônio da água canibal, e sua viagem juntos, enfrentando monstros e animais estranhos a caminho da Índia, para trazer os pergaminhos budistas de volta à China, pela Rota da Seda", disse Gaiman ao blog.
O britânico resolveu refazer ele mesmo os passos do personagem-monge. O resultado é um livro de viagem, que certamente conterá os elementos de fantasia típicos das obras de Gaiman.
O autor também está envolvido em Who Killed Amanda Palmer, o livro fotográfico produzido pela cantora da banda Dresden Dolls, Amanda Palmer, que acaba de lançar seu primeiro disco solo. O livro é composto de diversas fotos de Amanda morta (de mentirinha, claro), em diferentes cenários e situações - Gaiman escreveu pequenos contos para cada foto.
A colaboração levou-o a escrever uma música para a cantora, chamada "I Google You". Gaiman, que já escreveu músicas para Tori Amos, Alice Cooper e outros artistas, inventou uma canção de amor não-correspondido nos dias que conviveu com Amanda e seu marido, enquanto estavam trabalhando no livro. A música acabou não indo para o álbum da cantora, mas pode ser ouvida em seus shows ao vivo.
Na entrevista, Gaiman ainda comentou que assinou um contrato para escrever três livros de não-ficção - jornalísticos, autobiográficos ou outros, gêneros em que não publica há anos - com a editora William Morrow. Monkey and Me será o primeiro deles.