HQ/Livros

Notícia

ONU decide tirar Mulher-Maravilha de cargo de embaixadora da organização

Campanha será suspensa nesta sexta; instituição não se pronunciou oficialmente sobre decisão

13.12.2016, às 13H22.
Atualizada em 13.12.2016, ÀS 14H00

A ONU decidiu que, a partir desta sexta, dia 16, a Mulher-Maravilha não será mais Embaixadora Honorária para o Empoderamento de Mulheres e Meninas. O posto, concedido à personagem como parte das celebrações dos 75 anos de sua criação, estava programado para ser mantido até o ano que vem, mas a organização resolveu modificar o planejamento.

* Saiba mais sobre a fascinante história por trás da criação da Mulher-Maravilha

A cerimônia de posse realizada em outubro contou com a participação da princesa amazona do cinema, Gal Gadot, e da TV, Lynda Carter. A ONU anunciou que a campanha seria usada para criar conscientização para a Meta 5 de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que prevê que igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres é uma parte essencial na criação de um mundo pacífico e próspero. Na ocasião, funcionárias da ONU protestaram sobre a escolha, que também  gerou um abaixo assinado com mais de duas mil assinaturas (leia mais sobre a repercussão).

A ONU não se pronunciou oficialmente sobre a decisão, mas uma porta-voz da entidade disse que campanhas que utilizam personagens fictícias costumam durar alguns meses. De acordo com a DC, uma edição especial de uma história da personagem focada no empoderamento feminino segue nos planos da companhia para o ano que vem.

Leia mais sobre Mulher-Maravilha