HQ/Livros

Notícia

Morre o quadrinista Dwayne McDuffie

Criador do Super Choque e escritor do desenho All-Star Superman é conhecido pelo ativismo contra os estereótipos negros na cultura pop

22.02.2011, às 18H15.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 14H16

O site Comic Book Resources informou esta tarde que faleceu Dwayne McDuffie, roteirista e editor de quadrinhos, produtor de desenhos animados e ativista contra os estereótipos negros e a favor da variedade de etnias. Não há ainda informações sobre a causa da morte, que acontece justamente no dia do lançamento de seu último trabalho, a adaptação de All-Star Superman como desenho animado.

Dwayne McDuffie

[ATUALIZADO] O criador faleceu aos 49 anos em decorrência de complicações após uma cirurgia cardíaca de emergência no Providence St. Joseph Medical Center em Burbank, Califórnia [FIM DA ATUALIZAÇÃO].

McDuffie nasceu em Detroit, Michigan, nos anos 60. Fez carreira escrevendo roteiros para vários títulos da Archie, Marvel Comics e DC Comics, onde fez em 1992 um especial em quadrinhos do cantor Prince. No ano seguinte, Dwayne McDuffie fundou o Milestone Media, seu próprio selo, com o desenhista Denys Cowan e os autores Michael Davis e Derek T. Dingle.

O escritor publicou pela Milestone, em parceria com a DC, várias revistas estreladas por super-heróis negros, como Hardware, Icon, Blood Syndicate e o mais famoso, Static, que foi adaptado como desenho animado sob o nome Static Shock (Super Choque no Brasil).

Com o fim da Milestone, McDuffie aproveitou o sucesso do desenho animado e fez uma transição para a a TV, onde escreveu episódios de Scooby Doo, Novos Titãs e Liga da Justiça, programa do qual ele virou produtor quando ele se tornou Liga da Justiça Sem Limites. Na série animada o autor sempre defendeu a presença do Lanterna Verde negro John Stewart, no lugar de Hal Jordan.

Após trabalhar nas séries Ben 10 - Força Alienígena e Supremacia Alienígena, Dwayne McDuffie fez um rápido retorno aos quadrinhos, roteirizando Beyond! e Quarteto Fantástico para a Marvel, a série mais recente do Nuclear e Liga da Justiça para a DC (da qual foi demitido após dizer em seu fórum que seu roteiro havia sofrido cortes). Milestone Forever foi seu último trabalho em quadrinhos, que encerrava por hora o universo independente dos heróis negros antes de serem absorvidos pelo Universo DC.

O último trabalho de McDyffie foi a animação All-Star Superman, cujo lançamento ele vinha promovendo nos últimos dias. Seu último tweet aconteceu há menos de uma semana, quando ele estava saindo para a première do desenho animado, que promoveu ao lado da diretora de elenco Andrea Romano e da atriz Christina Hendricks.

No próximo domingo, Dwayne McDuffie será homenageado na Emerald City Comicon em Seattle, que organizou de última hora um painel para relembrar sua carreira nos quadrinhos.