Morreu nesta quarta-feira (9) o quadrinista Carlos Pacheco, artista e escritor de diversas HQs da Marvel como Avangers Forever, X-Men, Quarteto Fantástico e várias outras histórias incríveis. Pacheco sofria de esclerose lateral amiotrófica, doença degenerativa que enfraquece os músculos. A morte foi confirmada hoje, perto do aniversário de 60 anos do artista.
Pacheco começou sua carreira desenhando capas e pôsteres para as edições em espanhol da Marvel, lançadas pela Editorial Planeta-DeAgostini. Nos 1990, foi fazendo a transição ao mercado americano em título como Bishop, da Marvel, e estreou seu trabalho para a DC na fase do Flash com o roteirista Mark Waid. Embora tenha sido desenhista de fases importantes de X-Men e de graphic novels como JLA/JSA: Virtue and Vice, Pacheco continuou se destacando também como capista.
Nas redes sociais, a Marvel, principal editora da carreira do quadrinista, se despediu com uma homenagem: "Lamentamos a perda de uma parte querida da família Marvel, quadrinista e escritor Carlos Pacheco. Seu legado de designs icônicos e narrativas como Avengers Forever, Quarteto Fantástico, X-Men, Excalibur, Capitão América e muito mais serão lembrados. Nossos pensamentos estão com seus entes queridos".
Em 2017, o quadrinista marcou presença em todos os dias do Artist's Valley da CCXP 17, sua primeira vinda ao país.