Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
HQ/Livros
Artigo

Mike Deodato Jr. e a magia das Bruxas

Mike Deodato Jr. e a magia das Bruxas

JM
29.05.2001, às 00H00.
Atualizada em 14.12.2016, ÀS 14H03

As três bruxas em lay-out de Deodato
Deodato Taumaturgo Borges Filho
é um autor de quadrinhos completo e versátil, capaz de se mostrar original em inúmeros estilos, temas e gêneros das HQs. Uma pena que pouca gente o conheça... por esse nome, bem entendido! Sob o pseudônimo de
Mike Deodato Jr.
, para o público norte-americano e grande parcela do brasileiro, o traço deste simpático paraibano será indelevelmente lembrado como o de voluptuosas e belas mulheres. E não é pra menos. São suas as retratações mais estonteantes de personagens como
Mulher-Maravilha
,
Elektra
e
Xena
. Agora, diretamente de João Pessoa, Deo está prestes a causar novo estardalhaço na
Marvel Comics
– editora para a qual já desenhou
Vingadores
,
Thor
e
Hulk
– com a revista
Witches
(Bruxas).

A editora do título, Lysa Hawkins, descreve o projeto como o equivalente Marvel ao seriado As panteras, tendo o Dr. Estranho como Charlie e três magas praticamente desconhecidas do Universo Marvel – Satana, Jennifer Kale, e Topázio – sob seu comando.

Para quem não sabe – e não há demérito algum nisso, haja vista o Ibope das meninas –, Satana é Satana Hellstrom, irmã de Damien Hellstrom. Ela é um súcubo (demônio feminino que seduz os homens) cujas histórias foram publicadas no magazine Vampire Tales, nos anos setenta, época em que filmes como O exorcista e A profecia assustavam todo mundo. Jennifer Kale foi coadjuvante das revistas do Homem-Coisa, do Pato Howard e mais recentemente da X-Force. Topázio é uma empata, ex-namorada do lobisomem Jack Russell em cuja revista, Werewolf by Night, foi presença obrigatória, fazendo pontas, mais tarde, num dos títulos do Dr. Estranho.


Andy Kale e um demônio

Desenvolvida pela escritora Bronwyn Carlton, a trama versa sobre um livro místico chamado O tomo de Zhered-na, que só pode ser aberto por alguém poderoso o bastante para merecer seus dons. No caso, estamos falando de Andy Kale, irmão de Jennifer. No entanto, a abertura do volume liberta o perigoso demônio Hellphyr. Então, para enfrentar a criatura e resgatar o livro, o Dr. Estranho convoca as três bruxinhas em questão. E que bruxinhas!!

Nesta série, Deodato está preparando seu traço com mais acabamento, porque sua arte não será finalizada com nanquim. A cor vai ser aplicada diretamente sobre o desenho a lápis. Ainda não foi definido quem fará a colorização, mas a arte promocional foi colorida pelo brasileiro Hermes. Ei, Quesada! Dê uma força ao menino que ele é dos bons!


Lilith, inspirada em Catherine Zeta-Jones

Deodato recebeu total liberdade para remodelar todas as personagens da revista que terá periodicidade mensal, e decidiu empregar rostos famosos como referência. Por exemplo, Mena Suvari e Thora Birch, ambas do filme Beleza americana, emprestam suas feições respectivamente a Jennifer e Satana. No entanto, para Topaz, o ilustrador buscou inspiração em casa: sua esposa Maria Elizabete. As três protagonistas terão a aparência de adolescentes de 17 ou 18 anos.

O ex-James Bond, Timothy Dalton, por sua vez, concede fleuma britânica ao Dr. Estranho. O belga Jean-Claude van Damme é cara e focinho de Jack Russell. Já Catherine Zeta-Jones serviu de musa para Lilith, a filha de Drácula, enquanto Paul Rudd, de As patricinhas, é Andy Cale.

Duas personagens que Deodato mal via a hora de desenhar são o Lobisomem e o Homem-Coisa. Fã de ambos, ele pretende criar a versão definitiva desses monstros por sugestão da editora Lysa e da roteirista Bronwyn. Jack Russell deve dar as caras na terceira edição, mas ainda não se sabe quando emergirá a macabra criatura cujo toque queima aquele que tem medo.

Muita gente vai estranhar o estilo de Witches, principalmente aqueles que se acostumaram com traço super-heroístico de Deodato. No entanto, é um tratamento que lembra bastante seus quadrinhos no Brasil ou os primórdios de sua carreira nos Estados Unidos.


Noturno em X-Men Unlimited 32

Exemplos dessa técnica estão presentes em comics baseados nas séries de TV Beauty and the Beast (A bela e a fera), Quantum Leap (ContraTempos) e Lost in Space (Perdidos no espaço). Mais recentemente, o desenhista voltou a usar referências fotográficas na revista Xena, que ilustrou para a editora Dark Horse. Em seguida, vieram Jade Warriors (Image), Star Wars Tales (Dark Horse) e Chyna (Chaos! Comics). No entanto, o quadrinhista acredita que finalmente conseguiu mesclar seus dois períodos– super-herói e fotográfico – na história de Noturno para X-Men Unlimited 32. Agora, esta síntese criativa será posta em prática nas páginas de Witches.

Antes do lançamento da revista mensal das três heroínas em setembro, a Marvel pretende lançar The Way of Witches, edição especial em que serão publicadas histórias antigas de Satana, Jennifer e Topazio. Deodato vai produzir oito páginas coloridas para interligar aventuras preto-e-branco reprisadas de um de seus ídolos de adolescência, o ilustrador espanhol Esteban Maroto.

Imagens © Marvel Comics / Arte por Mike Deodato Jr.