HQ/Livros

Lista

Marvel, DC ou nenhuma? Cinco quadrinistas que chocaram a indústria ao trocar de editora

Alan Moore, Stan Lee e outros compõe a lista

10.11.2017, às 17H21.
Atualizada em 10.11.2017, ÀS 18H01

A saída de Brian Michael Bendis da Marvel para a DC Comics mexeu com a indústria dos quadrinhos. O roteirista, que criou personagens como Jessica Jones e Miles Morales, não é o primeiro – nem deve ser o último – a movimentar o mercado com sua saída.

Jack Kirby deixa a Marvel pela DC

Uma das primeiras grandes trocas que abalaram a indústria. Nos anos 70, Kirby criou ao lado de Stan Lee os principais heróis da Marvel, como Quarteto Fantástico, Hulk e Homem de Ferro. Cansado de não receber créditos de cocriador e após ver uma de suas criações favoritas, o Surfista Prateado, ganhar uma HQ solo sem o seu envolvimento – leia mais -, ele foi para DC Comics – onde recebeu liberdade criativa e fez personagens como Darkseid.

Alan Moore deixa a DC

O roteirista revolucionou as HQs ao criar Watchmen e, não bastando, ainda criou clássicos como A Piada Mortal, O Que Aconteceu com o Homem de Aço e Para o Homem que Tem Tudo...Porém, em 1989, ele deixou a DC Comics alegando que a editora pagava pouco por direitos autorais. Ele, então, foi para Wildstorm – que, eventualmente, acabou sendo vendida pela DC Comics. Ele recebeu a promessa de que teria liberdade criativa e não teria de lidar com a editora e, por isso, continuou trabalhando normalmente. Contudo, após uma interferência editorial mexer em uma de suas HQs, ele deixou a DC novamente.

No passado, outros grandes nomes das HQs escolheram deixar a Marvel ou a DC Comics por conta de diferenças criativas ou somente pela oportunidade de trabalhar com novos personagens, muitos deles podendo criar um conteúdo autoral.

Chris Claremont deixa a Marvel

Entre 1975 e 1991, o roteirista foi o principal nome por trás dos X-Men, escrevendo Uncanny X-Men e diversas histórias derivadas neste período – que resultou em clássicos como Dias de um Futuro Esquecido e Deus Ama, o Homem Mata. Porém, no início da década de 90, diferenças criativas com o editor Bob Harras levaram Claremont a não somente deixar os X-Men, mas também a Marvel. Ele chegou a trabalhar na Image Comics por um curto período de tempo antes de voltar para Casa de Ideias em 1998 e, recentemente, voltou a escrever histórias dos X-Men.   

Stan Lee vai para DC

Uma das mudanças mais surpreendentes de todos os tempos. O nome de Stan Lee está diretamente ligado aos heróis da Marvel – tanto é que ele faz uma ponta em todos os filmes baseados nos personagens da Casa de Ideias até hoje. Porém, no início dos anos 2000 ele brigou com a editora e foi convidado a reinventar os heróis da DC Comics na série Just Imagine..., criando toda uma nova Liga da Justiça – leia mais

Grant Morrison deixa a Marvel pela DC

Morrison fez sucesso na DC Comics e, no início dos anos 2000, ele foi para Marvel onde trabalhou em New X-Men. Graças ao lançamento do filme na época e o visual baseado na produção, a HQ tornou-se rapidamente uma das mais vendidas da editora. Porém, em 2003, ele decidiu voltar para DC Comics deixando a série e diversos projetos em aberto, como uma HQ do Surfista Prateado nunca realizada com Frank Quitely.   

Confira uma lista de cinco quadrinista que chocaram a indústria: