HQ/Livros

Notícia

Marvel abandona Comics Code Authority

Marvel abandona Comics Code Authority

18.05.2001, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 12H41
A Marvel Comics anunciou, oficialmente, nesta quarta-feira, que vai abandonar o sistema de classificação da Comics Code Authority e passar a empregar sistema próprio.

Durante entrevista coletiva, o presidente da editora, Bill Jemas disse que os atuais padrões do código são inadequados para o século XXI. Ressatou ainda que acha absurdo um sistema como o da CCA, no qual, se um gibi não ostenta o selo da entidade, então ele deve ser considerado impróprio.

Jemas garantiu que a maioria dos gibis da Marvel continuarão sendo adequados para leitores de todas as idades, mas, no futuro, publicações específicas para adolescentes e adultos serão rotuladas de acordo. É o caso da nova linha de publicações maduras já anunciada aqui no Omelete.

A Comics Code Authority é um órgão autoregulatório da industria de quadrinhos americanas criado na década de cinqüenta por várias editoras entre as quais a DC Comics e a atual Marvel. Na época, seus objetivos eram dois: o declarado de garantir aos pais que os gibis das empresas que patrocinavam a entidade eram adequados para criancinhas inocentes e influenciáveis; e outro não declarado de tirar do mercado a EC Comics, editora campeã de vendas, cujas revistas exploravam temas que o sistema imediatamente condenou como violência e sexo. Uma vez que as distribuidoras e os pontos de venda, preocupados com reações negativas dos conservadores americanos, recusavam-se a veicular gibis que não tivessem seu selo estampado na capa, quem não recebia a bênção da CCA ficava a ver navios sem vender um único exemplar.



Mais sobre o assunto:

10/05/2001 Linha madura da Marvel
23/04/2001 X-Force 116 não terá selo de aprovação da Comics Code Authority