HQ/Livros

Notícia

Mais um marco da história do Brasil vira HQ: a Revolta da Chibata

Olinto Gadelha e Hemeterio contam a história de João Cândido com narrativa inventiva

31.05.2008, às 00H00.
Atualizada em 20.11.2016, ÀS 14H05

A Conrad Editora está lançando mais um álbum da sua linha de quadrinhos por autores nacionais baseados na história do Brasil. Chibata!: João Cândido e a Revolução que Abalou o Brasil conta a Revolta da Chibata, de 1910. E, pelo preview disponibilizado pela editora, é um dos melhores lançamentos de HQ do ano.

chibata

Para quem não lembra das aulas de História, a Revolta da Chibata começou quando os marinheiros do Encouraçado Minas Gerais, na costa do Rio de Janeiro, tomaram o navio e apontaram suas armas para a então capital nacional. A revolta era contra as condições de trabalho, principalmente as chicotadas a quem cometia erros de conduta.

O governo brasileiro aceitou as demandas - mas logo deu o troco. Os marinheiros foram presos, torturados e, em vários casos, executados. João Cândido, o líder da revolta, ficou em um hospício por décadas e teve seus registros apagados da Marinha. Só este ano o revoltoso recebeu anistia póstuma do governo, e teve seu nome inscrito no Livro dos Heróis da Pátria.

Os autores são os cearenses Olinto Gadelha (roteiro) e Hemeterio (desenhos). Pelo que se vê no preview das primeiras páginas, que vão e voltam no tempo para mostrar o início da revolta e o triste fim de João Cândido, os dois conseguiram um resultado fantástico de narrativa.

Chibata! está em pré-venda no site da Conrad. O lançamento oficial acontece em 13 de junho.