HQ/Livros

Notícia

J.R.R. Tolkien passará a ser publicado pela Harpercollins no Brasil e editora prepara o lançamento de texto inédito

Beren e Lúthien está programado para novembro

12.03.2018, às 12H45.
Atualizada em 15.03.2018, ÀS 06H02

As obras traduzidas de J.R.R. Tolkien passarão a ser editadas pela HarperCollins Brasil. A nova fase do autor - conhecido por clássicos como O Senhor dos Anéis, O Hobbit e O Silmarillion – começará com o lançamento em novembro de Beren e Lúthien, título ainda inédito em língua portuguesa.

De acordo com Omar de Souza, diretor editorial da HarperCollins Brasil, o plano que convenceu os herdeiros do autor de que a editora seria a melhor opção incluiu um projeto consistente de reposicionamento, o lançamento de obras inéditas no país – incluindo o gigantesco The History of Middle-Earth (História da Terra-Média, em tradução literal) – e, principalmente, um trabalho forte de distribuição que garantisse a exposição constante de todos os títulos de Tolkien (não apenas a trilogia fundamental) nas livrarias brasileiras.

Omar ressalta que um dos principais objetivos é redefinir a literatura de J.R.R. Tolkien no Brasil. “Em outros países, particularmente na Europa e nos Estados Unidos, a obra de Tolkien tem status de literatura canônica. Queremos estender essa percepção ao Brasil, e isso passa por uma revisão dos critérios editoriais, divulgação, marketing e até tradução, tal como fizemos com os primeiros livros de C.S. Lewis que reeditamos”, explica.

Samuel Coto, gerente editorial na HarperCollins Brasil, será o responsável pela edição de J.R.R. Tolkien nessa nova fase.