Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
HQ/Livros
Notícia

John le Carré volta à Guerra Fria e aos seus personagens icônicos 27 anos depois

Um Legado de Espiões encerra franquia iniciada com O Morto ao Telefone

FD
24.10.2017, às 15H13.
Atualizada em 24.10.2017, ÀS 16H01

John le Carré, ex-espião que mudou os parâmetros da literatura de espionagem mundial, retoma em Um Legado de Espiões, livro que será lançado no Brasil pela Record, as trajetórias de alguns de seus principais personagens 27 anos depois do lançamento de O Peregrino Secreto. Confira a capa:

Na trama, Peter Guillam, parceiro e discípulo de George Smiley na Circus – como é chamado o Serviço Secreto Britanico em suas histórias, inspirado no MI6 – vive tranquilo, mas um tanto atormentado, numa fazenda na Bretanha após sua aposentadoria. Um dia, recebe uma carta que o convoca, com urgência, a prestar esclarecimentos à antiga agência.

Assim, ele vai ser obrigado a relembrar um episódio difícil de sua trajetória profissional: a operação Windfall, que, na década de 1960, acabou dando muito errado e matando um casal de agentes e amigos de Guillam – em uma passagem que é parte do enredo do clássico O Espião que Saiu do Frio. Nos dias de hoje, os filhos do casal estão dispostos a descobrir exatamente o que aconteceu – e a arrancar muito dinheiro dos cofres britânicos no processo.

Le Carré alterna entre o passado e presente, com as memórias e depoimentos de Guillam, mergulhando numa incrível retomada de seu familiar universo e dos temas que lhe são mais caros: a Guerra Fria e os conflitos morais da espionagem. E aqui ele vai além porque, ao relacionar os eventos do passado com os dias atuais, o personagem – e também o autor- compara o trabalho de agências de inteligência ontem e hoje, além de refletir sobre a legitimidade daquela guerra e até que ponto as ideologias que a guiaram permanecem vivas.

Um Legado de Espiões é o nono romance da série George Smiley. Ele encerra a franquia iniciada com O Morto ao Telefone, de 1961, e que tem também entre seus títulos obras como O espião que sabia demais.