Vadim Ghirda/Pool/AFP

HQ/Livros

Notícia

J. K. Rowling devolve prêmio após polêmica com a comunidade trans

Escritora da saga Harry Potter recebeu o Ripple of Hope Award em 2019

28.08.2020, às 11H32.
Atualizada em 28.08.2020, ÀS 12H20

J. K. Rowling, autora dos livros da saga Harry Potter, decidiu devolver o prêmio Ripple of Hope (Onda de Esperança, em tradução livre) após a polêmica causada por seus comentários sobre pessoas transgênero. Criada pela fundação Robert F Kennedy Human Rights, a premiação é voltada a pessoas que “demonstraram compromisso com mudanças sociais”.

Em um comunicado oficial, a escritora afirma que considerou “incorreto” o posicionamento de Kerry Kennedy, presidente da fundação RFKHR, que a chamou de transfóbica e a considerou “responsável por machucar pessoas trans”. Rowling fez questão de relembrar que é uma antiga doadora de caridades voltadas à comunidade LGBT e sempre apoiou o direito de pessoas trans de viver livre de perseguição, mas reafirmou algumas de suas posições justificando sua luta é pelo direito das mulheres.

Por fim, Rowling afirmou que discorda da posição da RFKHR a respeito do debate entre os direitos das mulheres e direitos das pessoas trans e por isso decidiu devolver o prêmio. “(...) Nenhum prêmio ou designação, não importa minha admiração pela pessoa que o recebeu, significa tanto para mim que eu perderia o direito de seguir as regras de minha própria consciência”, concluiu.

Entenda o caso

Rowling foi acusada de transfobia, depois de fazer comentários polêmicos no Twitter sobre uma matéria que dizia "pessoas que menstruam" em vez de "mulheres". O texto tinha a intenção de ser inclusivo, isto é, considerar também as mulheres trans. Mas, para a autora de Harry Potter, a identidade de gênero das pessoas - isto é, se a pessoa se identifica como homem, mulher ou não-binária - é definida exclusivamente pelo sexo biológico, apagando portanto a existência da população trans.

Os comentários repercutiram e muitos nas redes sociais. Muitos fãs se disseram decepcionados com Rowling a ponto de alguns brincarem que ela não era mais a criadora do Universo Bruxo, mas sim celebridades como Shakira Kylie Minogue