HQ/Livros

Artigo

Iron Maiden | Como um desenhista inglês criou Eddie, o mascote da banda

Inspiração veio no movimento punk dos anos 70

13.07.2018, às 14H35.
Atualizada em 13.07.2018, ÀS 14H55

Iron Maiden é um dos nomes mais importantes do metal e suas músicas influenciaram gerações. Não bastando, o grupo conta com um dos mascotes mais conhecido de todo o rock: Eddie, um morto-vivo que teve os mais diversos visuais ao longo dos anos e é considerado por fãs um membro da banda. Ele aparece em todas as capas do grupo desde o primeiro álbum dos anos 80 e foi criado por um desenhista chamado Derek Riggs.

Riggs criou o desenho nos anos 70 e, ao contrário do que as pessoas acreditam, não foi pensado para a banda e, sim, inspirado no movimento punk da época. “Eles tinham uma filosofia de rua, sobre como a juventude da época estava sendo desperdiçada e jogada no lixo.”, afirmou em entrevista à CNN. Para refletir essa ideia, Riggs queria mostrar um rosto em decomposição, algo semi-esquelético jogado pelas ruas de Londres. Por isso, usou como base uma foto da Revista Time – onde a cabeça de um soldado aparecia em decomposição em um tanque. “Tentei representar as ideia do punk visualmente, mas não conseguia vendê-la para bandas do gênero, pois eles ficavam com medo”, completa.

O desenhista passou cerca de um ano e meio batendo na porta de gravadoras com seu portfólio, mas sempre era recusado por diretores de arte pois seu desenho era pouco usual. Um dia, o Iron Maiden pediu uma reunião com Riggs. “Considerei não levar aquele desenho, pois ele sempre me prejudicava. Porém, pensei ‘bom, vamos lá’ e enfiei ele dentro da pasta”, explicou.

Na época, o Iron Maiden tocava com uma máscara macabra em cima do baterista Doug Sampson. Chamado de Eddie, o “monstro” foi criado por um amigo da banda chamado Dave “Lights” Beasley e ao final do show vomitava sangue falso em cima do músico. Quando o empresário do grupo, Rod Smallwood, viu o desenho de Riggs ele encontrou a personificação de Eddie. A única mudança que pediu para o desenhista foi colocar mais cabelo no monstro, o que casaria melhor com o estilo da banda, e que ele tivesse o mesmo nome da famosa cabeça.

Eddie, então, estampou o primeiro álbum do Iron Maiden e foi um sucesso imediato junto aos fãs do grupo. Ele virou oficialmente o mascote da banda e, desde então,  já ganhou traços futuristas e é tão marcante quanto as próprias músicas. “A banda normalmente fala sobre a direção que ela quer seguir e os detalhes do que vinha depois eram criação minha. Eles sempre me deixaram livre para criar”, diz Riggs.

O mascote segue tão poderoso e importante quanto na época de sua criação. Porém, Riggs já não está mais envolvido em projetos com a banda pois, simplesmente, cansou de desenhar o personagem que o deixou famoso. “Eu estava cansado de desenhar Eddie. Queria fazer outras coisas. Poderia ter pedido direitos sobre o personagem, processado a banda, mas não é assim que faço as coisas. Além disso, já não queria mais desenhá-lo e ele ficaria parado”, finalizou.