HQ/Livros

Lista

HQs brasileiras | Olimpo Tropical e Semilunar

O espaço dedicado a dicas curtas de HQs nacionais

09.04.2018, às 15H31.
Atualizada em 12.04.2018, ÀS 02H05

O espaço dedicado exclusivamente para quadrinhos de autores brasileiros está de volta e, dessa vez, com um novo formato. Agora, daremos dicas curtas de dois trabalhos nacionais a cada 15 dias em formato de lista, mostrando a capa e uma imagem das obras em destaque.

Olimpo Tropical (Jupati), de André Diniz e Laudo Ferreira [4 ovos]

André Diniz (roteiro) e Laudo Ferreira (desenhos) nos levam ao Rio de Janeiro dos morros, do tráfico, da violência do dia a dia. Num clima Cidade de Deus, a HQ conta a história do Biúca, um adolescente que mora em uma comunidade e, sem esperança, acaba virando “soldado”. Seu trabalho é ficar sentado no topo de uma escadaria com arma em riste, e não deixar os policiais “ascenderem ao Olimpo”. Se algum fardado aparecer ali, é bala neles! 

Olimpo Tropical (Jupati), de André Diniz e Laudo Ferreira [4 ovos]

É um cotidiano muito triste porque é real para muita gente que não tem para onde correr. De um lado os “donos do morro”. Do outro, a polícia, que quer mais dinheiro para deixar os moradores em paz. "Vacila e eu te devoro!”, diria a Esfinge de Tebas.

Na quarta edição desse retorno da coluna, falaremos de Olimpo Tropical, de André Diniz e Laudo Ferreira; e Semilunar, de Camilo Solano.

Semilunar (Balão Editorial), de Camilo Solano [5 ovos]

Quem acha que histórias em quadrinhos se restrigem a Turma da Mônica e heróis superpoderosos correndo para salvar a Terra precisa conhecer o trabalho de Camilo Solano. Este jovem artista consegue como poucos emocionar ao contar uma história tão normal, que poderia acontecer com você ou comigo. 

Semilunar (Balão Editorial), de Camilo Solano [5 ovos]

No caso de Semilunar, a protagonista é Maria, uma menina como muitas que se vê por aí, mas excessivamente insegura. A ponto de desenvolver uma “gagueira”. Para contornar o problema, ela aprende com a mãe a expressar seus sentimentos por meio da música. Tudo vai bem na vida de Maria, até que descobrimos o motivo da HQ se chamar Semilunar

Confira as críticas dessa semana: