Diferente do ratinho criado por Walt Disney há 75 anos, Níquel Náusea não é fofinho; ao contrário, vive se aproveitando das velhinhas distraídas e assustando as pessoas.
Nesta coletânea, Fernando Gonsales, além de Níquel Náusea, apresenta uma verdadeira fauna de personagens: insetos, mamíferos, anfíbios, répteis, uma variedade de espécies que vai de animais comuns, como cães e gatos, aos mais diferentes, a exemplo de rinocerontes e leões marinhos, até aos inusitados, representados por lobisomem, sereia, por um lindo anatossauro e até pelo verdadeiro Homem-Aranha. Os seres humanos aparecem como coadjuvantes e, na maior parte das vezes, vítimas. Fernando Gonsales está certo: nós, Homo sapiens, ainda somos minoria no planeta. E o artista consegue extrair humor dessa relação complicada que se estabelece entre homens e bichos.
Níquel Náusea: Nem tudo que balança cai!, álbum editado pela Devir, tem 48 páginas em cores e custa R$ 23,00.
Roberto Elísio dos Santos é Pesquisador Sênior do Núcleo de Pesquisas de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP, jornalista, doutor em Comunicação pela ECA-USP, professor do Centro Universitário de São Caetano e autor do livro Para reler os quadrinhos Disney (Editora Paulinas)