HQ/Livros

Notícia

HQ independente vira fenômeno após ser pirateada na internet

Underground foi tema de debate e explodiu em vendas

28.10.2010, às 00H00.
Atualizada em 13.11.2016, ÀS 22H02

Underground, HQ dos autores Jeff Parker (Hulk) e Steve Lieber (Whiteout), foi “vítima” de pirataria: as cinco edições da série, lançada no ano passado pela Image Comics, apareceram completas em um dos fóruns nerds mais populares da internet, o 4Chan. Qualquer um poderia baixar, página a página, a HQ completa.

Underground

O desenhista da HQ, Steve Lieber, entrou no fórum para negociar com os autores do scan e explicar que o material, se publicado indevidamente, afetava sua vida e seus lucros. Além disso, a versão em coletânea foi lançada há poucos meses nos EUA e estava disponível via Amazon e outros pontos de venda online. O debate no fórum acabou rendendo uma discussão sobre direitos autorais, pirataria, divulgação e lucros na era digital.

O resultado: Lieber postou em seu blog os gráficos de vendas da HQ na Amazon após a discussão no 4Chan. Sem entregar números, o gráfico mostra um aumento de vendas gigantesco. Além disso, no site Etsy, onde qualquer pessoa pode montar sua própria loja, o aumento nas vendas durante a discussão no 4Chan também foi fora dos padrões. Veja as imagens aqui.

Os autores então decidiram disponibilizar a HQ através de seu blog. Underground pode ser baixada em cinco capítulos aqui. Quem achar que a série merece, pode pagar direto aos autores via PayPal. O valor sugerido – você decide se vai pagar mais ou menos – é de US$ 5 (R$ 8,50).

Lieber também diz, no blog, que ele e Parker estão negociando edições traduzidas de Underground, a serem publicadas também em formato digital.