HQ/Livros

Notícia

História censurada de HELLBLAZER cai na web

História censurada de HELLBLAZER cai na web

21.08.2000, às 00H00.
Atualizada em 07.11.2016, ÀS 16H05
Shoot, história de Warren Ellis e Phil Jimenez originalmente produzida para a edição 141 de HELLBLAZER e posteriormente vetada para publicação pelos altos escalões da DC, finalmente será lida pela multidão de fãs de John Constantine. Suas 22 páginas podem ser vistas na página http://www.compsoc.man.ac.uk/~jp/comics/shoot/index.html.

A história trata do problema das armas de fogo nas escolas norte-americanas, em tom de denúncia. Ellis falava nela com orgulho quando assumiu os roteiros de Hellblazer, em dezembro de 1998. Em abril de 1999, com o massacre da Escola de Columbine, em Littleton, Colorado, tudo mudou: os Estados Unidos viram uma caça às más influências na TV, no cinema, nos games e nos quadrinhos que levou a um aumento considerável da censura interna das grandes empresas de entretenimento.

A DC, como sub-divisão da gigantesca Time/Warner, não ficou de lado. Várias revistas tiveram capas, páginas ou até todo seu conteúdo censurado. Tiragens já impressas foram queimadas. Um dos casos mais interessantes é a de ELSEWORLDS 80-PAGE GIANT, que teve milhares de cópias destruídas por causa da história Letitia Lerner, Supermans Babysitter

Ellis chegou a ser questionado pelos fãs: Shoot seria mesmo publicada, com o massacre de Columbine ainda tão presente&qt;& O escritor disse que tinha a confirmação dos editores de que não haveria corte. A edição tinha até sua capa já divulgada.

De qualquer forma, poucas semanas depois o mesmo Ellis publicou nota dizendo que a DC havia pedido modificações no roteiro. O escritor rejeitou as propostas da editora, sendo a história sumariamente cortada, e resolveu deixar de vez os roteiros de HELLBLAZER.

A cópia clandestina, em xerox, que chegou à Internet esta semana, começou a ser distribuída este mês entre os leitores, especialmente na Convenção da Wizard em Chicago. Não se sabe quem conseguiu as páginas, ainda em preto-e-branco mas já com letreramento. O responsável pela versão web é John McMahon, webmaster de um fã-site de John Constantine. McMahon recomenda que se leia a história logo, pois não sabe quando os advogados da DC pedirão que ela seja tirada do ar.