Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
HQ/Livros
Notícia

Henfil: Profissão cartunista

Henfil: Profissão cartunista

JM
26.04.2002, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 12H42
A vida e a obra de Henfil, um dos maiores expoentes dos quadrinhos brasileiros, morto em 1988 vítima da Aids, serão objeto de um documentário que a Rede Sesc/Senac de Televisão (STV) exibe hoje (26/04), às 21h30.

Com duração de 57 minutos, Henfil: Profissão Cartunista, dirigido por Marisa Furtado de Oliveira, traz depoimentos de Jaguar, Ziraldo, Laerte, entre outros ex-companheiros de Pasquim, e mostra a luta do de Henrique de Souza Filho contra o regime militar, a censura e a hemofilia. O documentário foi realizado entre 2000 e 2002 e é narrado na própria voz de Henfil, graças à pesquisa dos produtores no Museu de Imagem e do Som do Rio de Janeiro e na Rádio Jornal do Brasil.

O áudio de Henfil foi remasterizado e sua voz editada para acompanhar as animações realizadas a partir de originais obtidos no acervo de 15 mil ilustrações de Ivan de Souza, o filho do cartunista. A obra ainda traz depoimentos de Zico, Laerte, Glauco e outros.

A trilha sonora é de Paulo Serran com canções de Chico Mário, irmão de Henfil.

A Scriptorium é uma produtora do Rio de Janeiro e já realizou dois importantes documentários sobre dois grandes nomes dos comics norte-americanos, Will Eisner e Jerry Robinson.