HQ/Livros

Notícia

Graphic novel nacional Cachalote ganha preview e vai para os EUA

Daniel Galera diz ao Omelete que tentará vender álbum na Comic-Con

12.06.2009, às 00H00.
Atualizada em 28.01.2017, ÀS 03H09

A graphic novel Cachalote ainda não foi lançada, mas já é um dos lançamentos dos quadrinhos nacionais mais comentados deste ano. O grande chamariz está nos nomes envolvidos: Daniel Galera, romancista, autor de Até o Dia em que o Cão Morreu, e Rafael Coutinho, artista plástico, filho de Laerte e quadrinista que já chamou atenção nos poucos trabalhos que publicou (como Irmãos Grimm em Quadrinhos).

cachalote

A revista piauí deste mês trouxe um preview de sete páginas da HQ, que corresponde ao trecho de uma das histórias do álbum. Os autores ainda não querem comentar o argumento geral da HQ. O que se sabe é que ela conterá várias histórias paralelas em um volume cachalótico: aproximadamente 300 páginas.

"A HQ foi originalmente planejada em três volumes, antes de decidirmos publicá-la num único volume", diz Galera, em entrevista ao Omelete. Segundo o escritor, que explica que os argumentos e personagens da obra são criação conjunta com o desenhista Coutinho, a maior referência para Cachalote é a tradição de álbuns europeus, geralmente também lançados em volumes menores (daí a ideia inicial de separar em três volumes).

Galera também comenta que a dupla vai levar seu projeto para a San Diego Comic-Con 2009, em julho, para apresentá-lo a editoras estrangeiras. "A gente quer levar o primeiro arco narrativo da Cachalote pronto. É o que seria o primeiro volume do projeto original. Mas não será um lançamento. A idéia é apresentar o projeto para editoras estrangeiras e tentar despertar o interesse de alguma delas."

Ele complementa: "Preferimos começar esse esforço agora do que ter que esperar até a Comic-Con do ano que vem. Além disso, os quadrinhos brasileiros estão passando por um bom momento lá fora, com o reconhecimento recente de alguns de nossos novos talentos na área".

Cachalote ainda não está pronta, e este é o motivo pelo qual os autores preferem não comentar mais detalhes. O álbum tem previsão de lançamento para novembro no Brasil, pela selo Quadrinhos na Cia., da Companhia das Letras.