HQ/Livros

Notícia

Festival d'Angoulême 2012 | Saem os indicados ao maior prêmio do quadrinho europeu

Apenas um álbum tem previsão de publicação no Brasil

07.12.2011, às 13H08.
Atualizada em 27.11.2016, ÀS 16H06

O Festival International de la Bande Dessinée de Angoulême anunciou os indicados à sua edição 2012. Evento exclusivo de quadrinhos mais importante do mundo ocidental, a premiação abre o mesmo espaço para artistas de todas as nacionalidades, desde que publicados no mercado franco-belga no último ano.

Angouleme

As quatro categorias deste ano não incluem HQs que já tenham sido publicadas no Brasil - e só uma delas tem previsão de sair aqui: Jerusalem, de Guy Delisle. Mas há vários nomes conhecidos, como Cyril Pedrosa (com Portugal) e os americanos Joe Sacco (com Reportages, ainda inédito no resto do mundo), Craig Thompson (Habibi) e Dan Clowes (Mister Wonderful).

Ao todo são 58 concorrentes, mais 20 indicados na categoria infanto-juvenil, outros 10 indicados ao prêmio de "patrimônio e a novidade: uma categoria específica, chamada "Polar", dedicada ao gênero policial, que anda em voga no mercado franco-belga. Confira aqui todos os indicados.

O Festival acontece de 26 a 29 de janeiro. Este ano, o presidente do júri é Art Spiegelman, que recebeu prêmio pelo conjunto da obra no ano passado.