Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
HQ/Livros
Notícia

Fábrica de Quadrinhos é tema de exposição no Museu da Imagem e do Som

Fábrica de Quadrinhos é tema de exposição no Museu da Imagem e do Som

PR
02.07.2001, às 00H00.
Atualizada em 02.11.2016, ÀS 14H00
A
Fábrica de Quadrinhos
(FQ), um dos mais renomados estúdios-escola de arte seqüencial, ilustração e computação gráfica do país, comemora em grande estilo seus quatro anos de existência. Entre 10 de julho e 5 de agosto, será tema da exposição
Operários da arte
, no
Museu de Imagem e do Som
(MIS), em São Paulo. A exposição poderá ser visitada das 10h00 às 17h00. A entrada é franca.

A maratona de atividades tem início no dia 10 de julho, às 19h30, com a apresentação do novo site da FQ (www.fabricadequadrinhos.com.br) no auditório. Em seguida, Tiazinha e Os Cavaleiros Mascarados, banda de Suzana Alves, faz uma apresentação especial. Depois, os sócios do estúdio-escola, Marcelo Campos, Octávio Cariello, Rogério Vilela, Eduardo Schaal e diversos artistas abrem oficialmente a exposição com desenhos ao vivo.

Operários das artes ocupará todo o térreo do MIS. Inclui desde trabalhos que os sócios Cariello, Campos e Vilela fizeram para grandes editoras de quadrinhos norte-americanas, como Marvel e DC Comics, passando por personagens e histórias próprias, ilustrações publicitárias e animações como o videoclipe para a música Os cegos do castelo, dos Titãs, em 1997.

Paralelamente, haverá palestras, oficinas, mesas-redondas, grafites e desenhos ao vivo, além da exibição de um ensaio fotográfico com Suzana Alves, a Tiazinha. As livrarias Devir e Manias manterão lojas no local, onde também funcionará uma gibiteca da própria FQ. Uma série de workshops também será oferecida na sede do estúdio-escola. Freqüentadores da exposição do MIS têm direito a descontos nestes cursos rápidos.

Alunos da FQ também participarão com exposição de trabalhos publicados no fanzine Defeito de fábrica. Durante a mostra, eles “caçarão” novos talentos que terão seus trabalhos editados neste gibi. Uma série de workshops será oferecida na sede do estúdio-escola.

“Digibi”, híbrido de HQ e animação

O novo site da FQ será muito mais do que uma página institucional. “É um portal de entretenimento”, explica Vilela. O endereço conterá todos os trabalhos publicados pelos sócios, novas histórias e personagens, além de material inédito de colaboradores e de alunos da escola e notícias do mundo dos quadrinhos, música e cinema.

Aproveitando os recursos do software Flash, o sítio explora, em determinados momentos, um novo conceito de linguagem batizado pela FQ de “Digibi”. “Não se trata de quadrinhos tradicionais, pois em determinados momentos o leitor terá, passivamente, de esperar que uma animação seja executada para continuar a leitura, mas também não é uma animação convencional”, teoriza Vilela.

O portal será dividido em várias seções, nas quais haverá lugar para diferentes faixas etárias, que variam do infantil ao jovem adulto, e diferentes estilos de trabalho, incluindo um espaço para humor politicamente incorreto, intitulado “Mundo Canibal”.

Serviço

Operários das artes
Data: 10 de julho a 5 de agosto
Horário: terça a domingo, das 10h00 às 17h00.
MIS: Av. Europa, 158. Telefones: 3062. 9197 e 3085.1498 (exposição).
Fábrica de Quadrinhos: Av. 9 de julho, 3265. Tel. 3884.8867 (workshops).