Segundo Coulthart, Soul (Alma ou Espírito) é uma investigadora do oculto e aventureira decadente. As histórias se passam por volta de 1910 em várias cidades européias, numa ambientação bem Art Nouveau.
O nome da personagem vem do secto de seguidoras de Oscar Wilde na Londres da década de 1890. Investigadores do oculto eram bastante populares na ficção da época (como em Carnaki the Ghost Finder, de Hodgson, e John Silence, de Blackwood), mesmo que suas aventuras sejam meio bobas. Achamos que ter uma mulher enigmática como personagem dará um sopro de vida nova à idéia.
| Arte de Coulthart para Promethea |
Coulthart já colaborou com Moore em outras ocasiões. Os dois conheceram-se em 1988, por meio de amigos comuns nos quadrinhos ingleses. Um reencontro na década de 90 resultou em The Starry Wisdom, antologia de contos de terror em torno dos trabalhos de H.P. Lovecraft. Em 1999, a Oneiros Books publicou The Haunter of the Dark, coletânea de contos de Lovecraft adaptados para os quadrinhos pela dupla e outros colaboradores, além da história inédita The Great Old Ones, de Moore.
Mais recentemente, Coulthart cuidou do design do CD The Highbury Working, de Moore e Tim Perkins, mais um dos contos psicogeográficos que o escritor de Do Inferno vem desenvolvendo. O desenhista também preparou algumas páginas em arte digital (ainda não publicadas) para Promethea, outro título da linha ABC.
The Soul, cuja arte terá uma mistura de desenhos, pinturas e criações digitais, estréia em Tomorrow Stories 13, substituindo a personagem Cobweb. A antologia ainda traz as personagens Greyshirt, Fighting American e Splash Brannigan, todas também criações de Moore com outros ilustradores.