HQ/Livros

Notícia

Elogiada HQ sobre Coréia do Norte sairá no Brasil

Zarabatana Books traz Pyongyang: Uma Viagem à Coréia do Norte, de Guy Delisle

12.07.2007, às 00H00.
Atualizada em 02.11.2016, ÀS 04H10

A editora Zarabatana Books anunciou em seu site o lançamento da graphic novel Pyongyang: Uma Viagem à Coréia do Norte, de Guy Delisle, para agosto nas comics shops e livrarias brasileiras.

Pyongyang

O álbum conta a estada de dois meses de Delisle, um animador e quadrinista canadense, na capital da Coréia do Norte, supervisionando a produção de um desenho animado. O país tem um dos regimes totalitários de maior destaque no cenário mundial contemporâneo, principalmente devido ao ímpeto do ditador Kim Jong Il de construir uma bomba atômica para atiçar a rivalidade com os EUA.

Delisle revela peculiaridades do país, como a obediência cega ao ditador, a mania de seu acompanhante e tradutor de levá-los em passeios para ver grandes monumentos e obras do governo, e uma estranha característica da cidade: não há qualquer pessoa com deficiências físicas nas ruas.

Pelo relato esclarecedor e contundente da situação do país, a graphic novel ganhou grande destaque nos EUA na época de sua publicação, recebendo resenhas de destaque em revistas como Village Voice e Time. Delisle juntou-se aos grandes nomes da nova onda de quadrinhos com temas adultos e políticos - seu trabalho foi comparado ao de Marjane Satrapi (Persépolis) e Joe Sacco (Palestina).

O autor recentemente republicou Shenzen, um álbum similar a Pyongyang no qual relata sua viagem a uma das maiores cidades da China.

A HQ tem 180 páginas e preço ainda não definido. A Zarabatana também anuncia para breve o lançamento de Crumple: o Status de Knuckle, álbum do também canadense Dave Cooper.