HQ/Livros

Notícia

Efeito Trump? 1984 volta às listas de mais vendidos nos Estados Unidos

Três edições do clássico de George Orwell figuram entre o top 10 do site

26.01.2017, às 14H17.
Atualizada em 26.01.2017, ÀS 23H00

O clássico distópico de George Orwell 1984 está no topo da lista dos livros mais vendidos da Amazon americana desde o começo da semana, após uma série de declarações consideradas polêmicas feitas pelo recém-empossado presidente norte-americano Donald Trump e membros de sua administração.

Publicado pela primeira vez em 1949, o clássico de Orwell tem como pano de fundo numa sociedade onde os fatos são distorcidos e suprimidos numa nuvem de "novilíngua". Paralelos com o livro foram feitos após Trump alegar que milhões de votos ilegais foram contados contra ele na eleição presidencial. A conexão foi reforçada no domingo, quando Kellyanne Conway, uma assessora do presidente, falou de "fatos alternativos" para se referir às polêmicas declarações do porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, de que a posse de Trump teve o maior público da história.

Atualmente, três edições de 1984 figuram entre o top 10 das obras mais vendidas na gigante do varejo. A Penguin, editora que publica Orwell nos EUA, anunciou uma reimpressão de 75 mil exemplares para o livro. De acordo com a Nielsen BookScan, que acompanha grande fatia do mercado livreiro norte-americano, 47 mil exemplares físicos de 1984 foram vendidos desde Novembro.