HQ/Livros

Artigo

Disney | Como a compra da Fox afeta o mundo dos quadrinhos

Dark Horse pode perder grande parte do catálogo e BOOM! Studios pode até se fundir com a Marvel

15.12.2017, às 12H55.

A compra da Fox pela Disney também vai afetar a indústria dos quadrinhos. Com a aquisição, a Casa do Mickey, agora, terá uma parte da BOOM! Studios, uma das grandes editoras dos EUA atrás das gigantescas DC Comics Marvel – que também é da companhia. Além disso, a venda da produtora deve afetar diretamente a Dark Horse Comics.

Em 2009, a Disney entrou de cabeça no mundos dos quadrinhos com a compra da Marvel. Ela passou a controlar os heróis da Casa de Ideias em suas publicações e, ao mesmo tempo, realizou acordos com editoras como a IDW para continuar com revistas de seus personagens clássicos como o Pato Donald, Mickey Mouse e até adaptações de seus filmes – como uma versão de Enrolados.

Na mesma época da compra da Casa de Ideias, a Fox realizou algo semelhante e, pouco depois, confirmou a compra de uma pequena parte da BOOM! Studios, com a ideia de adaptar as principais HQs da editora para futuras produções na televisão ou no cinema. Além disso, realizou uma parceria com a Dark Horse para levar suas principais franquias para os quadrinhos – como fez com Alien e Buffy, a Caça-Vampiros, por exemplo.

Ao mesmo tempo, a Dark Horse contava com uma sólida parceria com a Lucasfilm e um de seus principais trabalhos era Star Wars, HQs que se passavam entre os filmes e expandiam o universo dos longas. Mas essa dinâmica começou a mudar no momento em que a Disney comprou a empresa fundada por George Lucas.

De início, nada mudou e as HQs continuaram saindo normalmente. Contudo, não demorou muito e a Disney decidiu que a Marvel começaria a publicar as histórias da franquia do zero e tudo o que foi feito na época da Dark Horse deixou de ser cânone e ganhou o selo Legend (obras que não fazem parte oficialmente da história). Com isso, a editora perdeu uma de suas principais HQs para uma de suas concorrentes.

Agora, com a compra da Fox, as coisas podem piorar para Dark Horse. Atualmente, ela publica HQs de Aliens, Prometheus, Alien Vs Predador, Predador, Firefly, Buffy, a Caça-Vampiros e diversas outras histórias vinculadas a produtora. Caso a Disney deseje, a editora pode perder grande parte do seu catálogo.

No caso da BOOM!, a incerteza ronda a editora. Ainda não se sabe sobre os planos da Disney, que pode tanto manter tudo como está, comprar o restante da empresa, vender sua parte ou até mesmo decidir juntá-la a Marvel.

O que deve acontecer é que a Disney deve aproveitar diversos acordos feitos pela Fox junto a BOOM!. Quadrinhos como Os Pequenos Guardiões, Rust, Goldie Vance e Lumberjanes tinham contratos assinados para se tornar série ou filme. Imperdoável, de Mark Waid, e Malignant estariam inclusive em desenvolvimento há alguns anos.

De qualquer forma, a Disney também deve afetar o mundo dos quadrinhos. Ainda não se sabe o que acontecerá, mas a expectativa é que mudanças aconteçam na indústria em breve.