HQ/Livros

Artigo

Depois de Ao Cair das Sombras

Depois de Ao Cair das Sombras

24.11.2000, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H11
O escritor John Ney Rieber era um ilustre desconhecido ao assumir, em 1994, a revista Os Livros da Magia. O título havia sido criado, na forma de mini-série de luxo, por Neil Gaiman e editado pela Vertigo/DC Comics entre 1990 e 1991. Sua publicação no Brasil, pela Abril Jovem, deu-se quase na mesma época. Mais tarde, o gibi ganhou periodicidade mensal e, no nosso país, sua personagem principal foi incluída no mix da revista Vertigo. Pouco a pouco, leitores americanos e brasileiros foram se familiarizando com os trabalhos de Rieber e perceberam que estavam diante de um excelente roteirista.

Um dos poucos trabalhos escritos por Rieber além de Os Livros da Magia é a mini-série em seis edições Ao Cair das Sombras, pintada pelo também pouco conhecido John Van Fleet (Typhoid, da Marvel e Batman – The Chalice, da DC). Shadows Fall, - nome original da obra - merece atenção especial do leitor. Seu conteúdo sombrio faz dela leitura obrigatória para os fãs do "terror psicológico e urbano".

Ao Cair das Sombras, publicada, no Brasil, pela Brainstore, narra as desventuras de Warren Gale, um homem atormentado pelo passado e perseguido por uma sombra que é nada mais, nada menos do que sua própria alma. Isso mesmo: Warren não tem alma! Há dezessete anos, envolveu-se em acontecimentos que lhe custaram esse precioso atributo. Desta forma, sem alternativa, acostumou-se com a situação. Tudo parecia transcorrer bem em sua vida irritantemente pacata, quando ele se viu obrigado a confrontar seus piores pesadelos e seu odioso passado. É nesse momento que Neiber mostra sua maestria narrativa, mesclando, de maneira equilibrada, o horror e o suspense em um cenário totalmente urbano. O desfecho é surpreendente. Leia e comprove.

AVALIAÇÃO OMELETE