HQ/Livros

Lista

Deadpool 2 | Conheça Dominó, uma das mutantes mais letais da Marvel

Personagem estreará no cinema vivida por Zazie Beetz

13.03.2017, às 18H01.
Atualizada em 04.08.2017, ÀS 16H28

Enquanto a volta de Morena Baccarin em Deadpool 2 não se confirma, o novo filme do mercenário escala sua primeira personagem feminina. É a mutante mercenária Dominó, que será vivida por Zazie Beetz, da série de TV Atlanta. Nas HQs, ela sempre apareceu ao lado de Deadpool e Cable - descubra abaixo tudo o que você precisa saber sobre Dominó.

A origem

Neena Thurman foi criada em um projeto secreto do governo que pretendia desenvolver a arma perfeita, e de todas as cobaias foi a única que sobreviveu. Sua mãe biológica consegue tirá-la das mãos do governo, e coloca Neena sob a proteção do padre Rudolpho Boschelli em Chicago. Ela escapa da igreja e começa a trabalhar como mercenária e guarda-costas, sob o codinome Dominó.

Parcerias

Além de encontrar Cable e Deadpool com frequência, Dominó já teve um envolvimento com Colossus e histórias com Wolverine, depois que ela integrou a X-Force. Os dois inclusive dividiram uma minissérie, X-Force: Sex and Violence, em que Wolverine se junta à mercenária para resolver questões do passado dela. Essas missões são uma constante para Dominó, que inclusive já descobriu um meio-irmão (também com a tatuagem no olho) quando investigava o desaparecimento de sua mãe.

A estreia

Os dois criadores de Deadpool, o roteirista Fabian Nicieza e o desenhista e roteirista Rob Liefeld, apresentaram Dominó aos quadrinhos em fevereiro de 1991 na mesma HQ de estreia do mercenário, The New Mutants #98. Ela é introduzida já em combate contra Deadpool, atirando-lhe facas pelas costas. Um ano depois, descobriria-se que essa primeira Dominó na verdade é uma imitação feita por Copycat (a Vanessa dos quadrinhos).

Zazie Beetz

Nascida em Berlim em 1991, filha de um alemão com uma afroamericana, a atriz Zazie Beetz começou a trabalhar profissionalmente nas telas em 2013, depois de crescer atuando em teatros e performances comunitárias. Alguns papéis fizeram ela se destacar em 2016, como uma participação da série Easy, da Netflix, e especialmente em Atlanta, comédia dramática sobre a cena do rap em Atlanta.

A estreia de verdade

Sob influência de Cable, os Novos Mutantes se tornaram uma força paramilitar, no que viria a se tornar a X-Force. A verdadeira Dominó, que havia sido mantido presa e copiada por Copycat, é revelada de fato em 1992, nas páginas da edição #11 de X-Force. Dominó foi integrante do grupo por anos, fosse sob o comando de Cable, Ciclope ou Wolverine, e inclusive chegou a liderá-lo quando Cable deixou a X-Force.

Hoje

Com o fim da X-Force, Dominó tomou para si o grupo de mercenários de Deadpool, que estrela a HQ Mercs for Money. Como essa série está chegando ao fim, Dominó será reaproveitada na vindoura Weapon X, série em que antigos experimentos da Arma X, como Velho Logan, Ledy Letal e Dentes-de-Sabre, se unem quando o novo diretor do programa passa a perseguir as velhas cobaias.

Poderes

Assim como o mutante Longshot, Dominó tem o poder de alterar probabilidades a seu favor - ou seja, ela tem muita, muita sorte, combinada com uma telecinese que praticamente tira balas do seu caminho. Como a personagem também tem reflexos rápidos, é ótima atiradora e perita no combate mão a mão, é praticamente impossível vencer Dominó num duelo, o que faz dela uma das personagens mais letais da Marvel. Ela usa esses talentos como mercenária, e suas fraquezas quase sempre envolvem os mistérios não resolvidos do seu passado.

Visual

A mancha redonda que Dominó tem no olho esquerdo é uma tatuagem. Como consequência de suas mutações, ela também tem a pele branca como giz. Como uma típica criação dos anos 1990, sempre vem carregada de um arsenal que inclui pistolas, lâminas e metralhadoras, e às vezes usa um bastão que dispara munições, é equipado de sensores e serve de base para equilíbrio, saltos e golpes.

Dominó e Cable

Já em 1992, estabeleceu-se que Dominó e Cable têm uma longeva parceria de trabalho, e frequentemente eles são retratados como confidentes e amantes. Um flashback diz que os dois se aproximaram quando Cable formou o grupo de mercenários conhecido como Matilha, que atuava de forma violenta em missões pelo mundo, atacando de exércitos no Oriente Médio a remessas de cargas soviéticas, sem se preocupar em evitar vítimas civis. O principal contratante da matilha, o traficante de armas Sr. Tolliver, depois seria responsável pelo rapto de Dominó.