HQ/Livros

Crítica

HQs Brasileiras | A História Mais Triste do Mundo, Mary, Feliz Aniversário, Minha Amada, Astromini

O espaço dedicado a dicas de HQs nacionais está de volta ao Omelete

14.03.2016, às 14H09.

A História Mais Triste do Mundo (Stout Club), de Eduardo Medeiros - 4 ovos 

O desenho de Eduardo Medeiros é ímpar. Ele simplifica sem ser simplista e em poucas linhas você sabe quem é quem, seja nos seus sketches ou em quadrinhos, como esta história do Matias, um punk que vivia da mesada da mãe, levou balão de um amigo e foi para um show acompanhado apenas da menina de seus sonhos (os punks também amam, pô!!) e um amigo dela da faculdade. O resto da história você vai ter que ler e talvez o título seja um pouco exagerado… a não ser que você seja o coitado do Matias. 

Leia A História Mais Triste do Mundo no Social Comics 

Mary (Balão Editorial), de Magno Costa - 4 ovos 

A cor da capa, laranja, já mostra algo diferente. A forma como um emaranhado de galhos forma o título comprova a tese. Mas daí vem a história da tal Mary, mulher acusada de bruxaria em uma cidade no meio dos Estados Unidos colonial. Não há feitiçaria na arte de Magno Costa, apenas uma narrativa impecável e cheia de emoções em seus traços e enquadramentos. Com apenas 39 páginas e nenhum balão ou recordatório, dá para acabar rapidamente e começar de novo - e na segunda vez fica ainda melhor! 

Leia Mary no Social Comics

Feliz Aniversário, Minha Amada (independente), de Brão Barbosa - 4 ovos 

Encare o título desta HQ com muito cuidado. Trata-se de uma história de amor, mas é também uma história de traição. Estamos falando da vida de Benício, um médico prestes a receber uma bolada por seu brilhante trabalho de pesquisa, sua namorada e seu amante. Num plano perfeito, Benicio consegue dar a volta por cima e, além de ficar com a mulher de seus sonhos, se livrar de vez do concorrente. O humor negro dá o tom ao texto de Brão Barbosa, que usa passagens de tempo a seu favor para explicar o caso ao leitor. 

Leia Feliz Aniversário, Minha Amada no Social Comics 

Astromini (Polvo Rosa), de Vencys Lao (arte e história) e Welton Santos (cores), Shiau Yeung (letreiramento) - 3 ovos

Mais uma HQ sem texto, que usa apenas a ação e as emoções dos personagens para contar a história. A protagonista e seu fiel mascote estão voando em seu mundo à la Dr. Seuss quando dão literalmente de frente com um monstro. A partir daí a aventura só aumenta - detalhe para o prólogo, que muda o entendimento da HQ. A arte é bonita, mas a história não flui tão bem quanto poderia. Parece que  alguns quadrinhos se perderam no meio do voo.  

Leia outras dicas de HQs brasileiras