HQ/Livros

Notícia

Chega ao fim <i>Samurai X</i>

Chega ao fim <i>Samurai X</i>

02.12.2003, às 00H00.
Atualizada em 19.03.2018, ÀS 11H05

Após dois anos fazendo quinzenalmente a alegria dos fãs de mangás, a editora JBC lançou o último volume da saga de Kenshin Himura, o espadachim andarilho que jurou usar sua espada para a vida e se recusava a matar quem quer que fosse, enquanto reparava a injustiça no Japão da Era Meiji.

Samurai X (ou Rurouni Kenshin no original japonês) é uma das séries japonesas mais conhecidas no ocidente, tendo alcançado enorme sucesso não só no Brasil como no mundo inteiro. Este último volume traz ainda vários comentários do autor, Nobuhiro Watsuki, além de uma aventura extra, Meteor strike.

Como lembra a editora em um texto final endereçado aos fiéis leitores da saga, Samurai X não é apenas uma excelente história de ação e aventura, mas uma verdadeira coleção de informações preciosas sobre os costumes da época, um período conturbado, no qual o Japão começava a se ocidentalizar, e que viu transformações profundas na sua sociedade, nos seus ideais e no modo de vida dos samurais. Mais uma prova de que além de diversão e entretenimento, os mangás, assim como os quadrinhos em geral, podem ser importantes fontes de conhecimento.

Além disso, como também indicado pela JBC, Samurai X é uma das primeiras séries longas de mangás (56 volumes) a ser completada no Brasil, e foi decisiva para a formação de um público fiel de leitores, que certamente está se tornando cada vez mais expressivo e exigente. Isso provavelmente resultará na vinda cada vez mais freqüente de grandes HQs japonesas, com a conseqüente elevação do nível editorial e de traduções especializadas. A propósito, a tradução e a edição de Samurai X são realmente primorosas, mostrando o cuidado e a preocupação em apresentar ao público brasileiro toda a riqueza do original.

Samurai X deixa uma grande saudade no coração dos fãs, que esperam agora por novas séries que, como disse Watsuki, possamos guardar na estante e ainda ter prazer em lê-las daqui a muitos anos.

Samurai X n. 56, publicado pela Editora JBC, tem 104 páginas e custa R$ 4,90.

Selma Meireles é pesquisadora sênior do Núcleo de Pesquisas de Histórias em Quadrinhos da ECA/USP, docente da Área de Alemão do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH/USP), e grande fã de mangas.