HQ/Livros

Artigo

Batman | Fichas Criminais, Mapas de Gotham e mais: livro revela segredos do Homem-Morcego

Arquivos Secretos do Homem-Morcego mostra outro lado de Bruce Wayne

08.08.2017, às 17H00.

O Batman é um herói cheio de segredos, conflitos e dilemas. Um dos mais complexos personagens dos quadrinhos, ele já foi tema de diversos estudos, mas um dos mais interessantes é Arquivos Secretos do Homem-Morcego, de Matthew K. Manning.

Manning escreve o livro como se fosse um diário de Bruce Wayne, apresentando jornais, fotos e manuscritos sobre seus aliados e rivais, passando desde a morte de seus pais na infância até a criação da corporação Batman. Acima de tudo, é um relato sobre suas dificuldades e dilemas em ser herói, além de seus problemas em lidar com as pessoas mais próximas de sua vida.

O autor transforma desenhos clássicos dos quadrinhos em esboços criados por Bruce Wayne, detalhando cada parte do uniforme, o porquê dele não usar uma armadura (que limitaria sua mobilidade) e como a capa deveria atrair a mira dos inimigos. “Ela deve me ajudar a sumir nas sombras. Mas sua função mais importante é imprimir a ideia de ‘criatura da noite’. Ela deve mascarar minha forma e me fazer parecer inumano”, explica até mostrar o seu visual final, que é o desenho de Batman: Ano Um.

A relação de carinho com Alfred fica clara com uma carta para o mordomo, onde Bruce explica a dificuldade de se criar o uniforme e recebe em resposta uma afetuosa nota sobre a possibilidade de ajuda-lo a combater os bandidos de Gotham. “Meu coração palpita com a oportunidade, senhor. Se tudo mais falhar em sua campanha contra o crime, talvez considere mostrar aos malfeitores de Gotham o relatório de despesas com seu departamento de pesquisas. Os dados por si só já causariam terror no mais temível dos criminosos”.

Além de revelar detalhes íntimos das suas relações pessoais, a obra fica ainda mais interessante quando as primeiras aparições do herói são detalhadas com matérias de "revistas sensacionalistas”. O Batman é tratado como se fosse um morcego gigante, ganhando ares de lenda urbana. Ao mesmo tempo que vemos a mídia em cima do vigilante crescer, uma chamada menor nos lembra como Bruce Wayne é uma figura tão grande quanto o herói, com especulações sobre como “seria a mulher perfeita” perfeita para o bilionário.

O livro também revela a preparação intensa para se transformar no Batman, incluindo sua dieta e a agenda de treinos - que conta com séries de corrida, levantamento de peso, lutas e natação de domingo à domingo. Porém, acima de tudo, o diário mostra o preço de viver como o Homem-Morcego. A publicação usa desenhos clássicos de quadrinistas famosos, como Alex Rosspara mostrar as cicatrizes por conta do trabalho e as dores de ser o Batman.

Além disso, os primeiros contatos com o Comissário Gordon e com cada vilão é reportada com detalhes, mostrando a ficha criminal de cada um dos rivais do Homem-Morcego, como Coringa, Pinguim, Arlequina e mais. As grandes batalhas e as piores lembranças de cada um são detalhadas pelo diário, que revela inclusive a jornada deles para se tornar um malfeitor. Um dos grandes destaques é o Dr. Hugo Strange, que antes de se consagrar como um dos principais rivais do Batman dava entrevistas para revistas sobre o perigo que o herói apresenta para sociedade. “É um homem obcecado, seu ego e senso de autodevoção são impressionantes, de fato. Ele possui uma sede incessante de vingança e se recusa a seguir sua missão conforme a lei, por exemplo, unindo-se às autoridades policiais locais”.

O livro ainda detalha cada item do cinto de utilidades, revela um mapa para batcaverna e “documentos secretos” sobre quem é o homem por trás da máscara. Confira na galeria com detalhes:

A publicação, que saiu recentemente no país pelo selo Leya/Omelete, é um estudo interessante e apresenta outra visão sobre o Homem-Morcego. Passando por suas histórias como se fosse uma linha do tempo, ele dá ainda mais peso a todas as escolhas de um dos maiores heróis dos quadrinhos.