HQ/Livros

Lista

Batman | 15 melhores HQs do herói lançadas recentemente no Brasil

Arco 'Eu sou suicida', Graphic Novel de Paul Dini e mais

26.12.2017, às 22H31.
Atualizada em 30.03.2019, ÀS 18H02

Batman é um dos maiores heróis dos quadrinhos. De tempos em tempos, uma nova dupla de roteirista/desenhista encontra novas nuances para trabalhar o personagem e cria algo completamente novo na mítica história do Homem-Morcego.

Sejam elas publicações com um viés mais sombrio, com um traço mais realista ou até mesmo explorando a comédia e a fantasia por trás do herói, o Batman parece funcionar em todo tipo de HQ e, por isso, é um dos personagens  com mais quadrinhos que marcaram época.

Recentemente, a Panini trouxe de volta algumas publicações clássicas do Cavaleiro das Trevas e lançou novas graphic novels ao mesmo tempo que deu continuidade a série mensal – que atualmente é escrita por Tom King.

Confira dez grandes HQs do Batman que foram lançadas nos últimos tempos: 

Eu sou Suicida

Tom King já é um dos maiores roteiristas da história do Cavaleiro das Trevas. E isso não é pouca coisa, se considerarmos que nomes como Frank Miller, Alan Moore e Grant Morrison trabalharam com o herói. A prova disso está no arco Eu Sou Suicida, que no Brasil começou na edição 6 e foi até a edição 8. Nele, o Homem-Morcego invade a fortaleza de Bane junto a um grupo de vilões – entre eles a Mulher-Gato. A história mostra um outro lado do herói, que admite que tentou se matar na infância, e explora a relação com a Gata, mostrando a cumplicidade entre os dois. 

Grandes Astros Batman

Assim que deixou a série mensal do Batman, Scott Snyder criou uma nova HQ para contar histórias com vilões que ele não aproveitou. A primeira parte – que conta com edições individuais ou arcos curtos com esses vilões – chegou recentemente ao Brasil. Com histórias com citações a cultura pop – como o uso do repelente de tubarão usado no longa de 66 que aparece na segunda edição – até histórias com um ar de terror, como é a do Senhor Frio e seu exército de zumbis, Snyder arrisca muito e tem histórias rápidas e interessantes para os fãs e para quem está descobrindo o herói – saiba mais

Batman do Futuro

A HQ foca no retorno de Terry McGinnis, o Batman da animação lançada no final dos anos 90, ao manto do Homem-Morcego. O herói retorna para Gotham City para defender a sua cidade, sua família e amigos de uma outra ressureição que ameaça destruir tudo com que Terry se importa. Rumores vêm se espalhando de que o Coringa original ainda está vivo – e que o sádico chefe do crime Terminal e sua gangue de coringaz estão travando uma guerra nas ruas para preparar o segundo advento do Palhaço do Crime.

Gotham DPCG

Uma violenta guerra de gangues estoura em Gotham City. Após um trágico erro, a polícia sente que não pode mais confiar no Batman, e o comissário toma uma decisão rigorosa: o Cavaleiro das Trevas agora é um homem procurado, e o famoso Batsinal é removido do telhado do DPGC. HQ explora a dificuldade dos policiais trabalharem na cidade do Cavaleiro das Trevas. 

Noite de Trevas – Uma História Real do Batman

Paul Dini é um dos maiores roteiristas do herói especialmente por conta do seu trabalho na série animada – que até hoje é considerada a melhor adaptação em desenho de um herói. No início dos anos 90, quando estava no auge da fama, assaltantes o espancaram e o deixaram extremamente debilitado e com medo do mundo. Nessa HQ, ele conta como o Homem-Morcego o ajudou a superar seus medos e dúvidas e é um dos grandes trabalhos do autor – leia mais

Batman – Louco Amor e Outras Histórias

O trabalho de Dini na série animada fica claro nessa HQ, que lançou ao lado do parceiro do programa de televisão Bruce Timm. Louco Amor rendeu aos dois os prêmios EIsner e Harvey de 94 e, no ano seguinte, venceram mais um prêmio por The Batman Adventures Holiday Special. As duas histórias, e algumas outras, foram reunidas neste volume especial. 

Batman & Superman – Os Melhores do Mundo

Um dos principais relançamentos deste ano, a HQ escrita por Dave Gibbons e ilustrada por Steve Rude mostra as principais diferenças e, especialmente, as principais semelhanças entre o Homem-Morcego e o Homem de Aço. Na história, Lex Luthor e Coringa fazem um pacto sinistro: cada um atacará a cidade do outro e cabe a eles entender como se preparar para enfrentar os vilões. 

Batman 66: Entrando Numa Fria

Lançado em junho deste ano, o encadernado reúne as edições 9-12 de Batman 66, publicação que busca ressuscitar o espírito da clássica série estrelada por Adam West. A publicação conta como ponto de destaque um show de talentos do Asilo Arkham para reabilitar seus pacientes – com direito a dueto entre o Coringa e a Mulher-Gato. 

Os Maiores Super-Heróis do Mundo

Outro clássico de Paul Dini realizado ao lado das artes de Alex Ross. A edição definitiva conta com grandes histórias dos principais heróis da DC Comics e, entre os destaques, está Guerra ao Crime. A HQ explora as motivações por trás do Batman e como a violência afeta toda Gotham City. Além da história cativante, a HQ vale a pena por conta do trabalho de Ross, que cria um mundo realista como poucos. 

Batman: Ano zero

Scott Snyder explora o mundo de Bruce Wayne antes mesmo dele colocar a capa do Batman. Usando seu misterioso desaparecimento como cobertura, o jovem milionário patrulhou as ruas de sua cidade assumindo uma série de disfarces e iniciando sua lendária carreira como um vigilante sem rosto.

Noite de Trevas: Metal

Em Dark Nights: Metal os heróis tomam conhecimento do tal Multiverso Sombrio, as criaturas de pesadelo desse mundo desconhecido invadem a nossa realidade. O destaque desse quadrinho são versões alternativas do Homem-Morcego que mistura o herói com outros personagens da DC, como o Lanterna Verde, o Coringa, o Aquaman e mais - leia a lista completa das versões sombrias do herói.

Batman: A Noite das Corujas

Por mais de um século, a Corte das Corujas governou Gotham em segredo com crueldade e ganância irrefreáveis. Até o dia em que entrou em conflito com o Batman… Após ser capturado, o maior dos vigilantes da cidade conseguiu escapar das garras da Corte com sua mente e seu corpo quase esgotados. Uma batalha vencida pelo Homem-Morcego, com certeza, mas apenas o prenúncio de uma guerra muito maior. Depois de atacar o herói, a cabala secreta agora mira um alvo muito maior: a própria Gotham! O quadrinho é um clássico recente do herói escrito por Scott Snyder e desenhado por Greg Capullo e será relançado em breve pela Panini.

Batman: Guerra de Piadas e Charadas

Definitivamente, esse é um dos grandes trabalhos de Tom King. Sua fase por trás da HQ mensal do Homem-Morcego busca responder uma pergunta: Bruce Wayne pode ser feliz ao mesmo tempo em que é o Batman? Nessa HQ, ele relembra a Guerra de Piadas e Charadas, um conflito que aconteceu em seu primeiro ano como o vigilante de Gotham. Nele, o Coringa e o Charada dividiram a cidade em duas e o vencedor teria o direito de matar o Cavaleiro das Trevas. A HQ revela um segredo obscuro do personagem e mostra que ele não é tão diferente dos vilões que jurou combater, o que dá ainda mais peso ao herói – leia a crítica. O arco foi publicado no Brasil entre as edições 13 e 17 da HQ mensal do Batman,

Batman: O Cavaleiro Branco

A trama de Cavaleiro Branco se inicia de uma forma bastante inusitada: cansado de sempre ver seu maior adversário se livrar e voltar a ferir sua cidade, o Batman finalmente perde o controle e quase mata o Coringa. A partir daí, as consequências dos atos do Morcego lançam os dois inimigos (e Gotham também, por consequência) em uma espiral descendente com o Palhaço do Crime se "curando" da loucura, virando o político e transformando seu rival no inimigo público número 1 da cidade. A última edição da HQ está programada para este mês. 

Batman Veneno

Depois que o Homem-Morcego fracassa ao tentar salvar uma jovem, ele acaba se tornando viciado na perigosa substância conhecida como Veneno, e sua vida inteira sai totalmente de controle! A HQ de Dennis O’Neil e Russell Braun ganhará uma nova versão em breve.