HQ/Livros

Notícia

Autores transformam literatura clássica nacional em histórias de terror e sci-fi

Lua de Papel adapta por aqui a moda dos mashups com a coleção Clássicos Fantásticos

21.09.2010, às 00H00.
Atualizada em 19.11.2016, ÀS 06H10

A moda do mashup literário que começou nos EUA com Orgulho e Preconceito e Zumbis acaba de atingir a literatura brasileira. A editora Lua de Papel anunciou o lançamento da coleção Clássicos Fantásticos, com quatro livros que acrescentam aos grandes autores nacionais um "tempero" de bruxaria, mutantes, vampiros e alienígenas.

Dom Casmurro Discos Voadores

São quatro livros: Dom Casmurro e os Discos Voadores, baseado no romance de Machado de Assis (adaptado por Lúcio Manfredi), O Alienista Caçador de Mutantes, também de Machado de Assis (adaptado por Natalia Klein), Senhora, A Bruxa, baseado em José de Alencar (adaptado por Angélica Lopes) e Escrava Isaura e o Vampiro, baseado em Bernardo Guimarães (adaptado por Jovanne Nunes).

Com as adaptações, Bentinho nem desconfia que a relação entre Capitu e Escobar não seja coisa deste mundo, em Dom Casmurro, e o médico Simão Bacamarte é nomeado Alienista pelo povo de Itaguaí após a queda de uma nave espacial, entre outras heresias pop.

Nos EUA, é a editora Quirk Books que lidera a tendência, com livros como Razão e Sensibilidade e Monstros Marinhos e Android Karenina. Os livros da coleção Clássicos Fantásticos têm entre 128 e 264 páginas e custam de R$ 19,90 a R$ 26,90.