HQ/Livros

Artigo

Alien | Os segredos revelados pelos livros da franquia

Trilogia literária mostra o que aconteceu com Ripley no espaço e a história de Newt

31.05.2017, às 17H19.
Atualizada em 31.05.2017, ÀS 20H02

Os filmes clássicos da franquia Alien deixam algumas perguntas no ar: O que aconteceu com Ripley enquanto ela ficou vagando no espaço? Como é a história de Newt? Como os Aliens veem os humanos? Neste ano, chegou ao Brasil uma trilogia literária que procura responder tudo isso e conectar todo o universo do Xenomorfo. Tim Lebbon, James A. Moore e Christopher Golden ficaram responsáveis por escrever não o passado, que está sendo explorado por Ridley Scott em Alien: Covenant – atualmente em cartaz no Brasil - e, sim, os eventos após Alien: O Oitavo Passageiro e o futuro da criatura.

No início de Aliens: O Resgate, descobrimos que Ripley ficou presa em uma nave hibernando por 57 anos até ser encontrada. Porém, em Alien: Surgido das Sombras, primeiro livro da saga escrito por Lebbon, descobrimos que 35 anos após seu primeiro encontro ela foi obrigada a ter mais uma experiência contra os Xenomorfos por conta do robô Ash.  

Antes de morrer no filme original, ele transporta sua Inteligência Artificial para a nave de fuga e fica vagando pelo espaço a procura de transmissões que o ajudem a cumprir a ordem especial 937 – que o obriga a investigar novas formas de vida, coletar a espécie e assegurar o retorno do organismo, mesmo que isso signifique o sacrifício dos humanos.  Ele, então, capta uma mensagem de socorro de uma nave que foi atacada pela criatura próxima ao planeta LV178 e envia Ripley para lá. Apesar de aliviada em ser resgatada, vemos rapidamente o desespero dela ao descobrir que Ash segue controlando seu destino e que acordou em mais um terror alienígena. “Tentei capturar a essência dos dois primeiros filmes... a claustrofobia e o terror de Alien: O Oitavo Passageiro e o pavor e a ação de Aliens: O Resgate”, afirmou o escritor ao AvP Galaxy.

O livro inova ao mostrar novas variações da raça, apresentando aliens parecidos com cachorros, que são uma ameaça ainda maior aos tripulantes da nave. Além disso, a história estreita a relação de Ripley com sua filha Amanda, pois ela tem pesadelos constantes da criança sendo assassinada pelos Xenomorfos. “Fiquei um pouco assustado no começo [em escrever sobre Ripley], mas assim que comecei a entrar na mente dela, amei cada segundo. Sempre prestei atenção que essa era a Ripley que tinha enfrentado apenas um alien, mas que no futuro teria muito horror. Fazer a ponte entre essas duas partes foi um verdadeiro desafio, mas eu adorei”, explicou ao avpgalaxy.

Na publicação, entendemos que os Aliens são mais inteligentes do que imaginávamos e esse tema é explorado profundamente na continuação Alien: Mar de Angústia, escrito por James A. Moore. A história se passa 200 anos após a primeira obra, mas tem ligações diretas com Surgido das Sombras, uma vez que também se passa no planeta LV178.

Logo no prólogo, vemos o quão frágil são os humanos em relação ao Xenomorfo. A história começa com as criaturas caçando e explica como escolhem a melhor presa para perpetuar a raça. Os Aliens guiam um grupo de pessoas para um túnel e somente observam como elas não sabem trabalhar em equipe, pois quando estão de frente para o terror, cada um luta pela sua sobrevivência. “As pessoas não imaginam o quanto eles trabalham bem juntos”, explicou Moore ao Avp Galaxy Podcast.

Porém, a força da criatura fica realmente explicita em Alien: Rio de Sofrimento. A publicação mostra a história dos pais de Newt  - a criança encontrada por Ripley no 2º filme da franquia - no planeta LV426, onde a equipe da Nostromo encontra o Alien original. O local é colonizado e rebatizado de Aqueronte e, durante o processo de terraformação do planeta, uma das expedições descobre a imensa e decadente espaçonave responsável pelo destino de Ripley. O achado é de grande interesse para empresa Weyland-Yutani, e pode ser a resposta para os sonhos de Anne e Russell, pais de Rebecca Jordan, verdadeiro nome da menina.

Além de apresentar o exército do segundo longa, o autor trabalha com a equipe cientifica da Weyland-Yutani e foca especialmente na relação da família Jordan. “O grande desafio era criar uma história original que tivesse drama, mistérios e surpresa nela, mesmo com o leitor sabendo um dos grandes elementos do clímax. Mesmo que você tenha visto o filme mil vezes, você sabe apenas uma parte da história e o livro vai te fazer ver a figura completa que levará a Aliens”, explicou Christopher Golden ao Avp Galaxy.

No Brasil, a trilogia foi lançada recentemente pelo selo Leya/Omelete e os livros se tornaram fundamentais para compreensão das pontas soltas da história original. As obras apresentam um estudo maior sobre os Xenomorfos, mostrando como caçam, pensam e como podem ser superiores aos seres humanos, complementando com detalhes importantes as tramas dos filmes clássicos.