HQ/Livros

Notícia

Alejandro Jodorowsky dá sobrenome a asteroide

Astrônomo francês é o responsável pela homenagem

09.09.2013, às 00H00.
Atualizada em 14.04.2017, ÀS 01H03

Um corpo rochoso de aproximadamente 5km que gravita no cinturão entre Marte e Júpiter, a 470 milhões de quilômetros do Sol e 290 milhões de quilômetros da Terra, foi batizado este ano. Chama-se 261690 JODOROWSKY.

Alexandro Jodorowsky

Alexandro Jodorowsky

É uma homenagem do astrônomo francês J.C. Merlin ao escritor, cineasta, dramaturgo, roteirista de quadrinhos e guru chileno Alejandro Jodorowsky, autor de O Incal, Bórgia, A Montanha Sagrada, El Topo e uma longa lista de obras desde os anos 1940 até hoje.

O asteroide foi descoberto por Merlin em 2005, e a aprovação do nome homenageoso foi efetuada em julho deste ano pelo Comitê de Nomenclatura de Pequenos Corpos da União Astronômica Internacional. Já é uma tradição homenagear grandes figuras da humanidade ao batizar asteroides - só nos quadrinhos, Carl Barks, J. Michael Straczynski e, recentemente, Jiro Taniguchi já deram nome a pequenos corpos celestes.

Jodorowsky, que está com 84 anos, segue na ativa. Ele voltou ao cinema recentemente com La Danza de la Realidad e nunca para de escrever HQs. Sua obra mais conhecida, O Incal, pode ser adaptada para o cinema em breve pelo diretor Nicolas Winding Refn.