HQ/Livros

Notícia

A Garota no Trem | Autora virá ao Brasil divulgar Em Águas Sombrias

Paula Hawkins virá à Bienal do Rio falar sobre seu último trabalho

21.08.2017, às 15H31.
Atualizada em 21.08.2017, ÀS 16H03

Paula Hawkins, autora do sucesso A Garota no Trem, virá à Bienal do Rio divulgar seu último trabalho, Em Águas Sombrias, romance publicado no país pela Editora Record. A escritora desembarca no país no dia 02 de setembro, onde terá a oportunidade de conversar com fãs sobre suas obras.

O novo livro de Hawkins é um romance que investiga como as memórias confusas do passado podem enganar e influenciar o presente. Na pequena e fictícia Beckford, no interior da Inglaterra, o rio que atravessa a cidade é praticamente personagem da trama. É num lugar específico do rio, conhecido como Poço dos Afogamentos, que Nel Abott é encontrada morta. Outras mulheres já morreram ali, o que vem acontecendo há mais de um século, e Nel vinha se dedicando a um projeto sobre as histórias destas mulheres. Apesar do aparente suicídio, uma investigação é conduzida pela polícia. Jules, a irmã de Nel, é obrigada a voltar para a cidade de onde saiu há muito tempo. Ela precisa cuidar de Lena, a filha adolescente da irmã. Voltar para aquele lugar não é fácil para Jules, dona de um passado cheio de traumas.

Para narrar as histórias de Nel, Jules, Lena e de outras tantas mulheres de Beckford, Paula Hawkins assume as vozes de diferentes personagens, intercalando capítulos sob os pontos de vista de diversos moradores da cidade. “Eu gosto da visão que as mudanças de perspectiva podem proporcionar; a forma de ver um evento pelos olhos de diferentes personagens muda nosso entendimento daquele evento, nos dá uma ideia melhor do que realmente aconteceu ou até levanta dúvidas em nossa mente, não apenas sobre o evento em si, mas sobre a motivação dos personagens em contar a história”, explica Paula.

A Garota no Trem já vendeu 20 milhões de exemplares pelo mundo, e 300 mil apenas no Brasil. O livro inspirou um longa-metragem homônimo, protagonizado por Emily Blunt e Em águas sombrias também já teve seus direitos de adaptação vendidos para a DreamWorks.