Filmes

Notícia

Diretor de criação da Pixar fala sobre as novas animações em parceria com a Disney

The Good Dinosaur, Zootopia, Moana e mais

20.05.2015, às 14H36.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H48

O diretor do departamento de criação da Pixar e Disney, John Lasseter, esteve presente no Festival de Cannes 2015 para fazer uma apresentação das próximas animações do estúdio e aproveitou para exaltar o bom momento vivido pelas produções atuais da Pixar/Disney, devido ao sucesso de Frozen: Uma Aventura Congelante e o vencedor do Oscar de Melhor Animação, Operação Big Hero.

"Estava bastante mal [a empresa] quando eu cheguei", disse Lasseter, há 10 anos no cargo. "O que os curaria era um filme que fizesse muito sucesso. O pessoal está pegando fogo agora por causa dos recentes sucessos", concluiu.

The Good Dinosaur (Pixar)

Segunda animação da Pixar a estrear em 2015, A trama se pergunta o que teria acontecido se o meteoro responsável pela extinção dos dinossauros tivesse errado o alvo, deixando as criaturas vivas. A animação segue o apatossauro Arlo (voz de Lucas Neff), que se separa da família após perder seu pai em um acidente fatal. Perdido, o jovem se vê em uma terra distante e sua única companhia é um menino das cavernas chamado Spot. As imagens de um trio de tiranossauros, um pterodáctilo e um velociraptor "malandro" foram mostradas para a imprensa como alguns dos amigos que os protagonistas fazem pelo caminho.

"Esta é uma história de um menino e seu cachorro, mas com os papéis invertidos. Arlo é o garoto e Spot o cachorro", disse o diretor. "[A produção] é diferente de tudo que já fizemos antes. O nível de crença que estamos colocando neste filme é que será de tirar o fôlego. Estamos colocando a característica original da Pixal no mundo dos dinossauros".

The Good Dinosaur estreia 17 de dezembro no Brasil.

Zootopia (Disney)

Definida por Lasseter como "um filme clássico da Disney", Zootopia contará a história da cidade de Zootopia, em que a raposa faladeira Nick Wilde (Jason Bateman) que tenta se tornar famosa acaba fugindo quando é acusada de um crime que não cometeu. O principal policial de Zootopia, a coelho moralista Judy Hopps (Ginnifer Goodwin), está no encalço dela, mas quando ambos se tornam alvos de uma conspiração, eles são forçados a se unir e descobrir que mesmo inimigos naturais podem se tornar grandes amigos.

Não existem humanos no mundo de Zootopia e os animais são dividos por classes, onde enfrentam o preconceito baseado em noções preconcebidas sobre as suas espécies. Segundo o mandatário, o longa será uma versão animada de Amigos Para Sempre (The Wind in the Willows, 1996). Uma das cenas mostradas em Cannes arrancou risadas do público, que acharam o filme "com mais cara de Pixar do que Disney".

O filme chegará aos cinemas em 4 de março de 2016.

Moana (Disney)

A animação apresentará a primeira princesa polinésia da Disney, com uma parte musical parecida com A Pequena Sereia e Pocahontas. A trama se passa há 2 mil anos dos tempos atuais, quando a jovem Moana de 16 anos sai em  jornada em busca de uma lendária ilha, unindo forças ao seu herói, o semideus Maui (Dwayne "The Rock" Johnson). No caminho, eles encontram criaturas marinhas, mundos submersos e uma antiga cultura.

Segundo Lasseter, membros da Disney viajaram até o sul do Pacífico e encontraram a história através de contos de pescadores, antropólogos e velhos habitantes que vivem na região. "Nós conseguimos seus depoimentos e suas bençãos", concluiu.

A animação terá direção de Ron Clements e John Musker (dupla de A Pequena SereiaAladdin e A Princesa e o Sapo) e chegará aos cinemas em 26 de novembro de 2016.