HQ/Livros

Notícia

Pantera Negra | Jornalista e escritor Ta-Nehisi Coates será o roteirista da nova série da Marvel

Primeiro arco mostrará uma revolta popular em Wakanda

22.09.2015, às 16H22.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H44

A Marvel Comics revelou o nome do roteirista que assumirá a nova série do Pantera Negra, que faz parte da leva de títulos da iniciativa "All-New, All-Different Marvel" com numeração zerada que começa nos EUA em outubro. É o escritor, jornalista e articulista Ta-Nehisi Coates, que foi indicado ao National Book Award em 2015, na categoria de não-ficção, pelo seu livro Between the World and Me, uma carta de Coates a seu filho sobre a realidade de ser negro nos Estados Unidos.

Coates trabalhará em parceria com o desenhista Brian Stelfreeze e inicialmente ficará um ano à frente da HQ. Embora a nova Black Panther só comece a sair entre março e maio de 2016, o arco de Coates já tem nome, "A Nation Under Our Feet" (em referência ao livro homônimo de 2003 de Steven Hahn, sobre a migração da população negra dentro dos EUA do Sul para o Norte nas décadas que se seguiram à Guerra Civil americana), e enfocará o Pantera Negra diante de uma revolta popular em Wakanda, estimulada por um grupo terrorista superhumano chamado The People.

Fã de quadrinhos da Marvel, Coates diz que o convite da editora começou a surgir em maio, depois que ele participou de um seminário sobre diversidade e inclusão social nos quadrinhos ao lado da editora Sana Amanat (conhecida dentro da Marvel pelo sucesso da HQ da Ms. Marvel muçulmana, Kamala Khan). Em entrevista ao New York Times, Coates cita as Guerras Secretas de Jonathan Hickman como inspiração: "Você não chega de repente no barco e consegue fazer uma HQ desse nível. Mas ajuda o fato de querer realizar algo grande. Eu quero fazer uma HQ ótima, realmente quero".

As duas encarnações mais recentes de Black Panther, em 2009 e 2011, tiveram apenas 12 edições cada. O Pantera Negra deve gerar interesse do público em geral a partir de maio, quando estreará no Universo Marvel do cinema em Capitão América - Guera Civil, antes de ter seu filme solo em 2017.

Kevin Feige explica como Pantera Negra será apresentado em Guerra Civil

Nos quadrinhos, depois de ser educado nas melhores escolas europeias e dos EUA, T'Challa volta para assumir a liderança da nação africana Wakanda. Sob sua orientação, o pequeno país torna-se uma das nações mais ricas e avançadas de todo o planeta. Durante uma cerimônia de iniciação de senos, tais como sentidos aguçados, força, velocidade e resistência acima dos níveis u povo, o Pantera Negra ingeriu uma erva mística - reservada aos reis -, que lhe conferiu poderes sobre-humanormais. É um exímio ginasta e acrobata, além de conhecer artes marcais africanas e ser um excelente rastreador.

Chadwick Boseman tem contrato para cinco filmes no Universo Marvel