Reprodução

Oscar

Notícia

Oscar 2023 decide manter indicação de Andrea Riseborough a melhor atriz

Academia, no entanto, está descontente com a campanha da atriz

31.01.2023, às 19H21.

 A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas do Oscar decidiu não revogar a indicação de Andrea Riseborough a melhor atriz. A academia estava averiguando se houve irregularidades na campanha de Riseborough, indicada pelo filme To Leslie.

Apesar de a academia manter a indicação da atriz, as atitudes dos artistas que a apoiaram não agradaram em nada a instituição. Além de campanha nas redes, personalidades das artes enviaram mensagens para que os jurados assistissem ao filme e indicassem Riseborough.

Em nota, o presidente da Academia, Bill Kramer, disse que "com base nas preocupações que surgiram na semana passada em torno da campanha de premiação To Leslie, a Academia começou uma revisão das táticas de campanha do filme". O texto, divulgado pela Variety continua: "A Academia determinou que a atividade em questão não atinge o nível que a indicação do filme deve ser rescindida. No entanto, descobrimos mídias sociais e táticas de campanha de divulgação que causaram preocupação. Essas táticas estão sendo abordadas diretamente com as partes responsáveis”.

Entenda o caso

De acordo com o THR, o estatuto das campanhas para o prêmio aponta ser extremamente proibido "entrar em contato com os membros da Academia diretamente e de maneira fora do escopo das regras para promover um filme ou uma conquista para a consideração do Oscar". A campanha para Risenborough foi essencialmente feita por meio de postagens nas redes sociais de atores e jantares organizados por nomes como Courteney CoxGwyneth PaltrowJennifer AnistonDemi Moore e outros.

Outro ponto que a campanha pela atriz descumpriu regras foi que Mary McCormack, esposa do diretor Michael Morris, e vários amigos enviaram e-mails a votantes do prêmio para que assistissem ao filme e indicassem a Riseborough. 

Em 2014, a Academia rescindiu uma indicação para o compositor Bruce Broughton e sua música “Alone Yet Not Alone do filme do homônimo porque foi descoberto que ele “pressionou indevidamente” mais de 70 membros dos votantes da ala musical da Academia para indicar a canção. Além disso, Broughton era um ex-representante do conselho de governadores, e outra regra afirma que o envio de músicas devem ser anônimos para evitar influência indevida. 

Contudo, a declaração do conselho sobre Broughton à época também pode se aplicar a Riseborough: “A Academia se dedica a fazer tudo o que pode para garantir condições equitativas para todos os possíveis candidatos ao Oscar - incluindo aqueles que não desfrutam do acesso, conhecimento e influência de um membro de longa data da Academia".

A 95ª cerimônia do Oscar está marcada para 12 de março de 2023 e terá apresentação de Jimmy Kimmel, que assume o papel pela terceira vez. 

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.